Protagonismo juvenil e Projeto de Vida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa busca compreender as percepções sobre Protagonismo juvenil e de Projeto de Vida, presentes na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, utilizando como base a proposta para o Ensino Médio. A BNCC é atualmente o principal documento norteador da Educação Básica, fazendo-se necessária, por conta de sua importância na construção dos currículos do país, ser colocada em foco nas pesquisas relacionadas à instituição escolar e sua atual configuração para os jovens. A fundamentação teóric ...
A presente pesquisa busca compreender as percepções sobre Protagonismo juvenil e de Projeto de Vida, presentes na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, utilizando como base a proposta para o Ensino Médio. A BNCC é atualmente o principal documento norteador da Educação Básica, fazendo-se necessária, por conta de sua importância na construção dos currículos do país, ser colocada em foco nas pesquisas relacionadas à instituição escolar e sua atual configuração para os jovens. A fundamentação teórica está fundamentada na perspectiva histórica do surgimento da instituição escolar e na Pedagogia Social Crítica. A partir da metodologia da análise documental e análise de conteúdo, chegou-se a três eixos estruturantes de resultados: 1) Juventudes e culturas juvenis, 2) Formação e Projeto de Vida e 3) Protagonismo e mercado de trabalho. Com isso, percebeu-se uma tentativa de aproximação, por parte do documento, aos estudos mais recentes sobre as juventudes e à uma educação contemporânea baseada na formação integral dos estudantes. No entanto, notou-se um esvaziamento de seus principais conceitos e uma lógica “progressista”, pautada na transformação social, ilusória, mostrando-se ser um documento ainda muito relacionado às problemáticas históricas, sociais e filosóficas que a educação escolar enfrenta. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
