Protagonismo juvenil e Projeto de Vida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
dc.contributor.advisor | Perondi, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferrary, Laura Moraes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T05:02:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254341 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca compreender as percepções sobre Protagonismo juvenil e de Projeto de Vida, presentes na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, utilizando como base a proposta para o Ensino Médio. A BNCC é atualmente o principal documento norteador da Educação Básica, fazendo-se necessária, por conta de sua importância na construção dos currículos do país, ser colocada em foco nas pesquisas relacionadas à instituição escolar e sua atual configuração para os jovens. A fundamentação teórica está fundamentada na perspectiva histórica do surgimento da instituição escolar e na Pedagogia Social Crítica. A partir da metodologia da análise documental e análise de conteúdo, chegou-se a três eixos estruturantes de resultados: 1) Juventudes e culturas juvenis, 2) Formação e Projeto de Vida e 3) Protagonismo e mercado de trabalho. Com isso, percebeu-se uma tentativa de aproximação, por parte do documento, aos estudos mais recentes sobre as juventudes e à uma educação contemporânea baseada na formação integral dos estudantes. No entanto, notou-se um esvaziamento de seus principais conceitos e uma lógica “progressista”, pautada na transformação social, ilusória, mostrando-se ser um documento ainda muito relacionado às problemáticas históricas, sociais e filosóficas que a educação escolar enfrenta. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Protagonismo juvenil e Projeto de Vida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001160992 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)