Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaludo, Conceiçãopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andréa Wahlbrink Padilha dapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T05:01:41Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253806pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo analisar a forma e o conteúdo dos movimentos políticos de juventude, afim de compreender os processos educativos que se forjam a partir das lutas sociais travadas, principalmente a resistência ao neoliberalismo no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida a partir do estudo de quatro organizações da juventude, de âmbito nacional, sendo elas: União da Juventude Comunista (UJC), União da Juventude Socialista (UJS), Levante Popular da Juventude (LPJ), e o Juntos. O trabalho desenvolvido busca compreender o papel que os movimentos da juventude assumem em sua construção histórica, o lugar que ocupam na teoria da organização política, suas características organizativas, seus aspectos geracionais, sociais, políticos, econômicos, culturais e educativos. A metodologia da pesquisa consistiu na perspectiva teórica do Materialismo Histórico Dialético (KOSIK, 2011; CHEPTULIN, 1982), no campo da pesquisa qualitativa em educação. Foram caminhos dessa pesquisa, a análise de conteúdo (BARDIN, 1997) e a técnica de triangulação de dados (TUZZO e BRAGA, 2016), a partir da análise documental, das entrevistas semiestruturadas e do referencial teórico. Os autores chaves para esse estudo foram: Ademar Bogo, Vladimir Lenin, Rosa Luxemburgo, Leon Trotsky, Maria da Gloria Gohn, Mário Margulis e Dermeval Saviani. Chegou-se à conclusão que os movimentos de juventude representam um importante potencial renovador, enquanto sujeitos políticos e pedagógicos, ao mesmo tempo em que preservam uma trajetória política, um acumulo histórico da teoria da organização política presente na América Latina. Ainda, foi possível analisar que é neste movimento da construção de suas táticas e estratégias que as organizações da juventude produzem a sua pedagogia das lutas sociais. Considerando a pedagogia da juventude como um amplo processo de formação humana, que se constrói em movimento, conectado ao seu tempo histórico, a conjuntura e a expressão de sua correlação de força.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the form and content of youth movements, in order to understand the educational processes that are forged with the fought social struggles, especially the resistance to neoliberalism in Brazil. The research was developed studying four youth organizations, nationwide, namely: Union of Communist Youth (UJC), Union of Socialist Youth (UJS), Popular Uprising of Youth (LPJ), and Together (Juntos). The work seeks to understand the role that youth movements assume in their historical construction, the place they occupy in the theory of political organization, their organizational characteristics, their generational, social, political, economic, cultural and educational aspects. The research methodology consisted of the theoretical perspective of Dialectical Historical Materialism (KOSIK, 2011; CHEPTULIN, 1982), in the field of qualitative research in education. Content analysis (BARDIN, 1997) and the data triangulation technique (TUZZO and BRAGA, 2016) were used for this research, based on document analysis, semi-structured interviews and the theoretical framework. The key authors for this study were: Ademar Bogo, Vladimir Lenin, Rosa Luxemburgo, Leon Trotsky, Maria da Gloria Gohn, Mário Margulis and Dermeval Saviani. It was concluded that youth movements represent an important renewing potential, as political and pedagogical subjects, while preserving a political trajectory, a historical accumulation of the theory of political organization present in Latin America. Furthermore, it was possible to analyze that it is in this movement of the construction of their tactics and strategies that youth organizations produce their pedagogy of social struggles. Considering youth pedagogy as a broad process of human formation, which is built in movement, connected to its historical time, the conjuncture and the expression of its force correlation.en
dc.description.abstractEsta tesis tiene como objetivo analizar la forma y el contenido de los movimientos políticos juveniles, con el fin de comprender los procesos educativos que se fraguan a partir de las luchas sociales libradas, principalmente la resistencia al neoliberalismo en Brasil. La investigación se desarrolló a partir del estudio de cuatro organizaciones juveniles nacionales, a saber: União da Juventude Comunista (UJC), União da Juventude Socialista (UJS), Levante Popular da Juventude (LPJ) y Juntos. El trabajo realizado busca comprender el papel que asumen los movimientos juveniles en su construcción histórica, el lugar que ocupan en la teoría de la organización política, sus características organizativas, sus aspectos generacionales, sociales, políticos, económicos, culturales y educativos. La metodología de investigación consistió en la perspectiva teórica del Materialismo Histórico Dialéctico (KOSIK, 2011; CHEPTULIN, 1982), en el campo de la investigación cualitativa en educación. Los caminos de esta investigación fueron el análisis de contenido (BARDIN, 1997) y la técnica de triangulación de datos (TUZZO y BRAGA, 2016), a partir del análisis de documentos, entrevistas semiestructuradas y el marco teórico. Los autores clave de este estudio fueron: Ademar Bogo, Vladimir Lenin, Rosa Luxemburgo, Leon Trotsky, Maria da Gloria Gohn, Mário Margulis y Dermeval Saviani. Se concluyó que los movimientos juveniles representan un importante potencial renovador, como sujetos políticos y pedagógicos, preservando una trayectoria política, un cúmulo histórico de la teoría de la organización política presente en América Latina. Aún así, fue posible analizar que es en este movimiento de construcción de sus tácticas y estrategias que las organizaciones juveniles producen su pedagogía de las luchas sociales. Considerando la pedagogía de la juventud como un proceso amplio de formación humana, que se construye en movimiento, conectado a su tiempo histórico, la coyuntura y la expresión de su correlación de fuerzas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectYouth organizationsen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectPolitical organization theoryen
dc.subjectOrganizaciones juvenileses
dc.subjectPedagogíaes
dc.subjectTeoría de la organización políticaes
dc.titleA pedagogia da juventude : uma reflexão sobre a dialética da práxis do movimento de juventudept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001156267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples