As bocas da rua : "eu te vejo, mas você não me vê" : a cognicidade das memórias (res)sentimentos da cidade invisível
View/ Open
Date
2004Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação ...
A presente dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa qualitativa que contempla a cognicidade (saberes/fazeres) das memórias (res)sentimentos dos moradores de rua do jomal Boca de Rua, explicitada nas oficinas de Educação Patrinonial desenvolvidas com o grupo em Porto Alegre, mais precisamente no espaço educativo do Parque da Redenção, durante o anos de 2002 e 2003. As contribuições dos itinerários educativos das memórias socializadas nas oficinas tornam visívela necessidade de uma Educação capaz de realizar um processo educativo a partir da intersecção das áreas da Educação, da Memória e da Cidade. A aproximação realizada no decorrer desta pesquisa da Cidade Visível e da Cidade Invisível representa a possibilidade de diálogo entre a escola e a rua, mediante a valorização e a reutalização dos conhecimentos constituídos pela errância urbana em Lugares de Memória da cidade não-oficiais, fornecendo aprendizagens importantes para o estabelecimento de políticas públicas de gestão da Educação, da Cidade e da Memória mais solidárias. ...
Abstract
This paper shows a qualitative research on the cognizance (knowledge/accomplishments) of memories resents/sentiments of the street-dwellers (street-livers) who write a newspaper called Boca de Rua ("street mouth"), explicitly expressed during the workshops on Patrimonial Education hold with that group in Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil, more precisely in the educative space of Parque da redenção, in the years 2002 and 2003. The contributions of educational itineraries brought b ...
This paper shows a qualitative research on the cognizance (knowledge/accomplishments) of memories resents/sentiments of the street-dwellers (street-livers) who write a newspaper called Boca de Rua ("street mouth"), explicitly expressed during the workshops on Patrimonial Education hold with that group in Porto Alegre, State of Rio Grande do Sul, Brazil, more precisely in the educative space of Parque da redenção, in the years 2002 and 2003. The contributions of educational itineraries brought by the memories, wich were socialized in the workshops, make visible the need of an Education capable to carry out an educational process from the intersection of Education, Memory and City represents a possibility of dialogue between school and street, by means of the appreciation and revitalization of the knowledge built by those errant people through the city non-official Places of Interest (squares, parks and viaducts), giving important learning for the establishment of public policies in the administration of Education, City and Memory market out for much more solidarity. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7479)Education (2504)
This item is licensed under a Creative Commons License