Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Josépt_BR
dc.contributor.authorPereira, Flavio Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-31T05:06:13Zpt_BR
dc.date.issued1993pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253311pt_BR
dc.description.abstractDa vivência profissional, de constatações sobre a literatura usual na ambiência escolar, de deficiências de estudos sobre a Educação Física Escolar desenvolvida no segundo grau, teve-se - considerando o conjunto de professores, alunos, escola e sociedade - a situação problemática de conhecer aprofundadamente esse setor da Educação Física. Para saber quais as principais regularidades do cotidiano da Educação Física desenvolvida no segundo grau, realizou-se un estudo de cunho etnográfico, com observações netódicas, entrevistas, questionários e análises docunentais. Durante dois semestres letivos, foram estudadas as realidades de quatro escolas - três escolas estaduais e uma particular - e em locais destinados à exercitação física em ambiente extra-escolar, da zona urbana de uma cidade da região sul do Rio Grande do Sul, Brasil, no início da década de noventa. Essas constatações foram analisadas sob a óptica da Educação Física Escolar Necessária. Essa concepção pedagógica, de referencial teórico-metodológico dialético, parte da exercitação física otimizada, individual e metodicamente desenvolvida, que também, indissoluvel e didaticamente, trata da teoria. Compreende o conjunto de professores, alunos e conhecimentos/práticas, como componentes de uma totalidade social, que a Educação Física é um elenento de mediação pedagógica e, considerando a processualidade da realidade cultural, as contradições, os conflitos e os indivíduos concretos, se orienta para a exercitação física e prática social permanentes. No cotidiano da Educação Física Escolar estudada também se refletiam os problemas económico-culturais da atualidade. Conflitos sociais esses que afligiam os professores, suas condições de trabalho e salariais, as condições de vida dos alunos que, nas escolas públicas, na sua grande maioria, eram filhos de assalariados, e a cultura como um todo. Os professores eram os dirigentes da Educação Física e se orientavam por paradigmas aproximados da cultura extra-escolar, convergindo para simplificações pedagógicas. Devido a essas práticas pedagógicas, com as diferenças e semelhanças dos contextos educativos, a Educação Física Escolar privilegiava a prática desportiva e recreativa, principalmente o futebol e o voleibol. Dessa prática recreativa, ainda que realizada prazeirosanente, evidenciou-se, na maior parte dos casos, uma deficiente estimulação motora. Cotidianamente, a prática desportiva- recreativa não deixou espaços para o tratamento didático da teoria da Educação Física. Devido a esse equívoco pedagógico, não foram propiciados conhecimentos fisiológicos e sociológicos aprofundados, referentes a exercitação física imediata ou futura. Os alunos, cuja maioria só se exercitava nas aulas de Educação Física Escolar, não tinham claros os objetivos da Educação Física, e também demonstravan atitudes de alienação política. Assim, deparou-se com problemas sócio-educacionais, que apontam para necessárias mudanças de práticas pedagógicas - mudanças na individualidade - ligadas obrigatoriamente, a questões mais profundas, de origem social - com ações transformadoras de caráter coletivo - visto que a Educação Física Escolar no segundo grau se insere numa totalidade cultural.pt_BR
dc.description.abstractPartiendo de nuestra vivencia profesional, de observaciones en el ambiente escolar consignadas en la literatura, así como de las deficiencias de los estudios sobre Educación Física en la enseñanza secundaria, y considerando el conjunto de profesores, alumnado, sistema escolar y sociedad, hemos formulado como problema la necesidad de conocer más profundamente este sector de la Educación Física. Para identificar los factores más estables en el cotididano de la Educación Física en la enseñanza secundaria, se ha realizado un estudio de cuño etnográfico con observaciones metódicas, entrevistas, cuestionarios y análisis documentales. Durante dos semestres lectivos fueron estudiadas cuatro escuelas - tres estatales y una particular - y lugares destinados a la práctica de ejercicios físicos en el anbiente extraescolar, en la zona urbana de una ciudad del extremo sur del Rio Grande del Sur, Brasil, en el inicio de la década de noventa. Estas observaciones fueron analizadas desde la óptica de la Educación Física Escolar Necesaria. Esta concepción pedagógica, de referencial teórico-metodológico dialéctico, parte de la ejercitación física optimizada, individual y metódicamente desarrollada, pero también, indisoluble y didácticanente, trata de la teoría. Concibe a los profesores, los alumnos y los conocinientos/prácticas, como elementos componentes de una totalidad social; compreende la Educación Física como una mediación pedagógica que, considerando el proceso cultural, los conflictos, contradicciones, y los individuos concretos, se orienta a la ejercitación física y la prática social permanentes. En el cotidiano de la Educación Física Escolar estudiada también se reflejaron los problenas econónico-culturales de la actualidad; los conflictos sociales que afectan al profesorado, a sus condiciones de trabajo y salario, a las condiciones de vida de los alumnos, que en las escuelas estatales son, en su mayoria, hijos de assalariados, y la cultura como un todo. Los profesores eram los dirigentes de la Educación Física y se orientaban según paradigmas aproximados de la cultura extraescolar, confluyendo hacia simplificaciones pedagógicas. Devido a esas prácticas pedagógicas, con las diferencias y semejanzas de los contextos educacionales, la Educación Física Escolar privilegiaba la práctica dedportiva y recreativa, principalmente el fútbol y el volleyball. En esta práctica deportiva, aunque realizada com agrado, quedó de manifesto, en la mayoria de los casos, una deficiente estimulación motora. En el cotidiano, la práctica deportiva y recreativa no dejaba espacios para el tratamiento didáctico de la teoría de la Educación Física. Por esta equivocación pedagógica, no fueron impartidos conocimentos fisiológicos y sociológicos más profundos referentes a la ejercitacion física inmediata o futura. Los alumnos, cuya mayoria solamente se ejercitaba en las clases de Educación Física, no teniam claros los objetivos de la Educación Física Escolar, y presentabam actitudes de baja conciencia social y politica. Así, henos constatado la existencia de problemas socio-educacionales que apuntam a la necesidad cambios en las prácticas pedagógicas - cambios en los individuos - que van de la mano, obligadamente, com problemas sociales más profundos y con acciones transformadoras de carácter colectivo, considerándose que la Educación Física Escolar en la enseñanza secundaria se inserta en una totalidad cultural.es
dc.description.abstractFrom my professional experiente; from conclusions of the modern literature in the school environment; from the lack of data on School Physical Education studies; we had - considering the staff of teachers, students, school and society - the problematic situation on deeply knowing this field on Physical Education. For knowing the daily main regularities of Physical Education developed in high school, a study on ethnografical character was done through methodological observation, interviews, questionaries, and documentary analyses. During two schools semesters, the reality of four schools was studied - three public schools and a private one - and in appropriate places for physical exercices, in a extra-school environment in a urban area of a city in the South Region of Rio Grande do Sul, Brazil, in the early nineties. These conclusions were analysed under the point of view of the Necessary School Physical Education. This pedagogical conception of dialetical theoric-methodological reference, comes from the optmized physical pratice, individual and methodologically developed, that also, indissolubly, didactically, refers to the theory; extend to the staff of teachers, students and knowledges/pratices, as elements belonging to a social group; that the Physical Education is a pedagogic mediation element and considering the technics of the cultural reality; the contradidions, the conflicts and the concrete persons, are oriented to the physical exercitation and permanent social pratice. In the studied daily School Physical Education the moderm economical-cultural problems were also reflected. These social conflicts, their work and salary conditions, the life-style of students in public schools were nost of them were from salaried families, and the culture as a whole have disurbed the teachers. The teachers were the managers of the Physical Education and were oriented by patterns similar to the extra-school culture converging to pedagogical simplifications. According to these pedagogical pratices, considering the differences and similarities in the teaching context of schools, the School Physical Education privileged the recreative and sporting pratice mainly the soccer and the voley-ball. From this recreative pratice, although played for pleasure, was observed a deficient motor-stimulation. Usually the sporting pratice has not given space for the didatic treament to the Physical Education Theory. Because of this pedagogical mistake, deep physiological and sociological knowledge relating to the imediate of future exercises were not presented as an opportunity. Most of the students who used only to exercitate during the Physical Education classes didn't get the main goal of the Physical Education and also demonstrated political alienation. Thus, collective social-educational problems were confronted wich showed necessary pedagogical pratices changes - changes on individualities - associated with deeper questions fron social origin - with collective caracter action - having in mind that School Physical Education on high school inserts a cultural amount.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.titleA educação física no segundo grau : o cotidiano escolar e a educação física necessáriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coMedeiros, Marilú Fontoura dept_BR
dc.identifier.nrb000092658pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1993pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples