Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Iranice Carvalho dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T04:47:49Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252670pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo central a investigação dos pressupostos pedagógicos presentes na obra da psicanalista Maud Mannoni(1923-1998), a partir de suas concepções sobre o diálogo psicanálise e educação, dos pensadores que contribuíramco m a evoluçãod e seu trabalhoe de suas proposiçõeqsu antoa o atendimento educativo de crianças com diferenças significativas no desenvolvimento. Trata-se de um estudo teórico, de natureza analítico-interpretativo, qual é permeado por uma perspectiva hermenêutica que busca explorar alguns dos sentidos possíveis presentes na obra dessa autora. Procurou-se destacar os principais interlocutores que marcaram sua formação analítica - Françoíse Douto. Jacques Lacan e Donald Winnicott. Assim como os estudiosos da educação que desenvolveram experiências as quais influenciaram seu trabalho: Celestin Freinet, Anton S. Makarenko. Dom Mijam Alexander Neill. Tais experiências influenciaram as reflexões de Maud Mannoni contribuíram com a organização da Escola experimental de Bonneuil-sur-Marne, fundada pela autora. em 1969. O delineamento institucional singular. proposto nessa instituição; enfatiza a importância de experiências criativas que possibilitem aos educandos um ''lugar de palavra'', favoreçam a ampliação de canais de expressão, assim como a organização de múltiplos espaços de vida. Essa pluralidade tende a associar-se a movimentos que fazem com que sejam ampliadas as experiências de Interação social. de incentivo à participação dos sujeitos. de papéis a serem desempenhados e de espaços que congleganl os elementos de novidade e de continuidade. O presente estudo procurou analisar as proposições de Maud Mannoni. buscando ampliar a compreensão quanto aos seus efeitos no debate atual sobre a educação das crianças em geral e daquelas con necessidades educativas especiais em particular.pt_BR
dc.description.abstractCette étude a pour objectif principal la recherche des presupposés pédagogiques qui se trouvent dans I'oeuvre de la psichanalyste Maud Mannoni(1923-1 998), a partir de ses concepts sur le dialogue psychanalyse et éducation. des penseurs qui ont contribué à I'évolution de son travail et de ses propositons en ce qui concerne I'attention éducative des enfants aves des diff'érences significativos dans leur développement. ll s'ágil d'une étude tlléorique, analytique et interprétative, laquelle est demontrée par lme perspectiveh erméneutiqueq ui rechercheI 'explorationd e quelques uns des possibles sens présents dans I'oeuvre de cet auteur. On a voulut mestre en évidence les principaux interlocuteurs qui ont marque leur formation analytique - Françoise Dolto. Jacques Lacan e Donald Winnicott . et aussi les étudieux de I'éducation qui ont développé des expériences. lesquelles ont influencé leur travail : Celestin Freinet, Aston S. Makarenko. Dom Milani e Alexander Neill. De telles expériences onl influencé les pensõesd e Maud Mannoni et ont contribué à I'organisation de I'École Experimentale de Bonneuil-sur-Marne, fondée par I'auteur: en 19 69. La vision institucionnelles inguliêre. pioposée dans cette institution: met en évidence I'importance des expériences cléativcs qui ont rendu possible aux éducateurs la création d'un <<lieu de mots >>. permettant I'agrandissement des vozes d'expression. ainsi que I'organísation de plusieurs espaces de vie. Cette plulalitét endà s'associerà des mouvementeqsu i contribuenàt I'agrandissement des expériences d'intégration sociale: d'encouragement à la participationd es individus . des rôles qui seront joués et des espaces qui convergent les éléments de nouveauté et de continuité. Cette étude a visé I'analise des propositions de Mlaud Mannoni. claerchanta agrandir la compréhension en ce qui conceme les effets du débat actuei sur l`éducation des enfants en général ainsi que de ceux qui ont bcsoitl d'éducation spéciale en paiticulier.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMannoni, Maud, 1923-pt_BR
dc.subjectEducationfr
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEducation spécialefr
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsychanalysefr
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.titleMaud Mannoni e a educação : as mutações de um impossívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000393334pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples