Efeitos de atividades sistematizadas de expressão plástica sobre a aprendizagem
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Data
1979Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas ...
O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal.O presente estudo objetivou comparar: (a) um programa instrucional de artes plásticas beseado em ATIVIDADES SISTEMATIZADAS DE EXPRESSÃO PLÁSTICA - ASEP -(tratamento Xe1), com (b) um programa de artes plásticas, usualmente adotado, dirigido para os objetivos do programa instrucional baseado em ASEP(tratamento xe2) e com (c) um programa usualmente adotado (tratamento Xc), em relação a seus efeitos, em termos de rendimento em habilidades de produção plástica, incluindo desenvolvimento de destrezas e imaginação, e em termos de rendimento em habilidades de percepção estética, incluindo desenvolvimento de percepção visual e organização formal. Foram formuladas hipóteses de que não haveria diferença significativa entre os resultados de rendimento dos estudantes submetidos aos tratamentos Xul, XE2 e Xc. Para testa-las, delineou-se um experimento -- ''design'' quase experimental -- em que os sujeitos pertenciam a três grupos pré-formados de alunos da 8a série do lo grau. Os três tratamentos foram aleatoriamente distribuídos entre os três grupos. Os grupos foram pré-testados receberam cada um, um dos tratamentos, durante Q 2o semestre lesivo de 1977 e. imediatamente, foram pós-testados. Com base nos resultados da análise de covariância. aplicada aos dados coletados, verificou-se haver diferença estatisticamente significativa, ao nível de 0,01, favorável ao grupo XEI , no rendimento de destrezas, imaginação e organização formal. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa, entre os três grupos, no rendimento em percepção visual. ...
Abstract
The present study examined the effecLS of three instructional programa in the área of Plastic Ans: (l} a program based upon sistematic activities of plastic expression -- SAPE --(treatment XEI ), 12) a program which is usuallyadopted in PlasticArts, organized towards the objectives of the SAPE (treatment XE2 ), and (3) an usually adopted program in Plastic Ans Itreatment Xc ), regarding plastic productive skills and aesthetic perception skills. The plastic productive skills íncluded development ...
The present study examined the effecLS of three instructional programa in the área of Plastic Ans: (l} a program based upon sistematic activities of plastic expression -- SAPE --(treatment XEI ), 12) a program which is usuallyadopted in PlasticArts, organized towards the objectives of the SAPE (treatment XE2 ), and (3) an usually adopted program in Plastic Ans Itreatment Xc ), regarding plastic productive skills and aesthetic perception skills. The plastic productive skills íncluded development of skills and imagination. while the aesthetic perception skills .included the development of visual perception and formal organization. The hypothesis postulated that there were no significant differences in the students' achievement of the three groups regardless of treatment XEI , XK2 and Xc. A quasiexperimental design was used to test the hypotheses. The subjects belonged to three already organized groups of students from the 8th. grade of the Fundamental School. The three treatments were distributed among the three groups of students at random. A pretest was administered to the subjects of each group, followed by one of the treatments a nd a posttest. The resulta of the analysis of covariance indicated a statistical significant effect (0,01 ) for group XEI in the achievement of skills, imagination and formal organization. There were no statistical significant differences among the three groups in termo of visual perception. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7477)Educação (2503)
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