Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorneles, Malvina do Amaralpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marta Nörnberg Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T04:47:44Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252667pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação é um estudo de caso que explicita e materializa os diferentes entendimentos da ética do cuidado numa instituição filantrópica, Comunidade Evangélica de Porto Alegre mantenedora do Centro Infantil Eugênia Conte - CIEC. Seu desenvolvimento resulta de uma descrição analítica do contexto empírico, a partir de uma reflexão teórica realizada desde diferentes perspectivas - a filosófica, a jurídica, a teológicaa, pedagógica. O cuIdíAdo é apresentado a partir de sua dimensão ético-ontológica o que possibilita construir uma ideia de éfíca do cuidado que se torna inteligível a partir dos seguintes elementos: o amor, a simpatia, o toque e os diferentes modo de afetar e a felicidade. A compreensão sobre a origem e o sentido das instituições contribui para a análise do fazer cotidiano do CIEC e a sua relação com os diferentes conceitos e entendimentos de filantropia mostrando que o fundamento de ética do cuidado dessa instituição está no dilema educar-assistir. Nesse dilema, ela constitui sua razão de ser, mostra a sua ocupação e preocupação bem como materializa as diferentes naturezas de sua ética do cuidado, dadas a partir do fazer cotidiano,da moral religiosa e do entendimento político, ético, jurídico do que seja filantropia. Este estudo de caso mostra que a gestão em educação acontece a partir dos e com os diferentes elementos e interpretações que formam o cotidiano de uma instituição.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation is a case study, which explains and materializes different understandings of the ethics of care in a philanthropic institute, the Lutheran Evangelical Congregation in Porto Alegre, which sponsors the Children Center Eugênia Conte- CIEC. The development of this study results from the analytical description of the empirical context of that institute, and is based on a theoretical reflection that regards different points of view - the philosophical, the juridical, the theological and the pedagogical perspective. The Care is presented in its ethicontological dimension; this makes possible to build a concept of the ethics of care that becomes understandable in the context of the following elements: love, sympathy, touch, different ways of affection and hapiness. Understanding the origin and the sente of institutions helps to analyze the usual activities of the CIEC and its relations to the different concepts and interpretations of philanthropy. It algo shows that the ethical bases of that institute faces the dilemma: educate-help. In this dilemma, it builds its reason to be, it shows its occupation and concern and makes concrete the different natures of its ethics of care, that are given by its usual activities, its religious moral and its political, ethical and juridical conception of philanthropy.The present case study shows that the education management takes place from and with different elements and interpretations that make the daily activities of an institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCentro Infantil Eugênia Contept_BR
dc.subjectComunidade Evangélica de Porto Alegrept_BR
dc.subjectEducação infantil : Filantropiapt_BR
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.subjectInstituições sociaispt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.titleCuidem bem do meu filho : a ética do cuidado numa instituição filantrópicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000322409pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples