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dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Josépt_BR
dc.contributor.authorStobäus, Claus Dieterpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-10T05:06:39Zpt_BR
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252648pt_BR
dc.description.abstractOpiniões dos estudantes de Medicina e médicos obre sua formação profissional: implicações para uma Educação Médica e um levantamento de campo, que pretendeu visualizar as opiniões expressas sobre o curso de graduação, os professores deste curso de graduação, os melhores professores de um curso de graduação, um melhor médico, a responsabilidade social e desempenho médico e a personalidade adulta. A amostra foi retirada de uma população de alunos do terceiro ano, do sexto ano e de pós-graduação, e de professores nas Faculdades de Medicina de Porto Alegre (UFRGS, PUCRS e FFFCMPA). Intencionalmente foram entrevisTados os diretores das Faculdades e os dirigentes das Associações de Classe (CREMERS, SIMERS e AMRIGS). Os sujeitos desta investi.ação foram 548 questionados e 6 entrevistados. Utilizou-se como instrumentos um Questionário de Opiniões, elaborado expressamente para esta pesquisa, que teve um índice de fidedignidade de 0,83 fichas informativas para alunos e médicos e um roteiro de entrevista. Os resultados do questionário evidenciaram que há necessidade de se refletir e rever a formação e atuação do médicos nos seus diferentes aspectos, sendo que as opiniões foram bastante semelhantes, de forma geral, havendo diferenças entre os diversos grupos e pessoas. Nas relações entre as opiniões e as características pessoais informadas houve alguns dados significativos. As entrevistas evidenciaram resultados bastante semelhantes , porém os diretores das Faculdades colocaram uma visão mais interna (formação - exercício profissional), enquanto que os dirigentes das Associações situaram mais uma visão externa (exercício profissional - formação). Uma leitura curricular tópica tentou complementar os dados analisados. Recomnenda-se uma Educação Médica mais crítica, fundamentada na totalidade do ser humano contextualizada na cultura, com enfase no desenvolvimento pessoal e social e com uma visão prospectiva.pt_BR
dc.description.abstractMedical students' and medical doctors' opinions about their professfiona training: Implications for Medical Education is a field study that intended to visualize the opinions expressed about the undergraduate program. the faculty, the best faculty, the base medical doctor, social respondibility, medical performance, and adult personality. The sample came from a population of students (from the third and sixth years and graduate students) and of faculty from the Schools of Medicine of Porto Alegre (UFRGS, PUCRS and FFFCMPA). The directors of Schools and the presidents of Class Associations (CREMERS, SIMERSand AMRIGS) were interviewed intentionally. The subjects of this study were 548 who answered the questionnaire plus six who were interviewed. The instrumento were an Opinion Questionnaire, elaborated specifally for this research study, which had a reliability index of 83; an Information Card for students and medical doctors; and an Interview Schedule. The results on the questionnaire revealed that there is a need to think and revise the training and perfomance of the medical doutor in its different aspect. The opinions were quite similar in a general way, and there were differences between the various groups and persons. Regarding relationships between opinions and personal characteristics informem, there were somes ignificant data. The interviews shawed quite similar results, but the directors of the Schools of Medicine presented a more internal vier (trai.ning- professional performance) where as the presidente of associations revealed a more external view (professional performance- atraining) A topic curriculum examination tried to supplanent the data analysed. It is recomended a more critical Medical Education, founded on the totality of the human being, with anphasis on personal and social developemnt and with a prospective view in which the promotion of a health education is the fundamental objective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleOpiniões de estudantes de medicina e médicos sobre sua formação profissional : implicações para uma educação médicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000009555pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1989pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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