Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolha
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho, teve como principal motivação compreender a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil bem como analisar de que modo os docentes os escolhem para prática na escola. Em busca de esclarecer estas inquietações, realizou-se uma investigação, partindo de estudos teóricos sobre o assunto e para compreender a abordagem do tema no contexto escolar. Posteriormente, foi realizado um contato com professoras de Educação Infantil a f ...
O presente trabalho, teve como principal motivação compreender a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil bem como analisar de que modo os docentes os escolhem para prática na escola. Em busca de esclarecer estas inquietações, realizou-se uma investigação, partindo de estudos teóricos sobre o assunto e para compreender a abordagem do tema no contexto escolar. Posteriormente, foi realizado um contato com professoras de Educação Infantil a fim de compreender sua realidade, por meio de questionário on-line. Os jogos e as brincadeiras têm grande importância para o desenvolvimento das crianças, portanto, é necessário que estejam presentes nas práticas docentes e, por isso, é fundamental saber inseri-los em tais práticas. Ao concluir a coleta dos dados do referido questionário, observou-se que esse é um assunto presente tanto em formação inicial quanto continuada, de professores de Educação Infantil. Após análise dos dados foi possível compreender um pouco sobre os critérios usados pelos docentes na escolha de brincadeiras e jogos, as quais buscam fazer escolhas adequadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. ...
Abstract
The main motivation of the present work was to understand the importance of games and toys in the teaching-learning process in Preschool Education as well as to analyze how teachers choose to practice them at school. In order to clarify these concerns, an investigation was carried out, starting from theoretical studies on the subject and to understand the approach to the theme in the school context. Subsequently, a contact was made with Preschool teachers in order to understand their reality, w ...
The main motivation of the present work was to understand the importance of games and toys in the teaching-learning process in Preschool Education as well as to analyze how teachers choose to practice them at school. In order to clarify these concerns, an investigation was carried out, starting from theoretical studies on the subject and to understand the approach to the theme in the school context. Subsequently, a contact was made with Preschool teachers in order to understand their reality, with an online questionnaire. Games and toys have great importance for the development of children, therefore, it is necessary that they are present in teaching practices and, wherefore, it is essential to know how to insert them in such practices. At the end of the data collection from this questionnaire, it was observed that this is a subject that is present in both the initial and continuing education of Preschool teachers. After analyzing the data it was possible to understand a little about the criteria used by teachers when choosing toys and games, which seek to make choices appropriate to the learning and development goals of children. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License