Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeber, Dorcas Janicept_BR
dc.contributor.authorFornari, Carlapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T04:53:02Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251964pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, teve como principal motivação compreender a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil bem como analisar de que modo os docentes os escolhem para prática na escola. Em busca de esclarecer estas inquietações, realizou-se uma investigação, partindo de estudos teóricos sobre o assunto e para compreender a abordagem do tema no contexto escolar. Posteriormente, foi realizado um contato com professoras de Educação Infantil a fim de compreender sua realidade, por meio de questionário on-line. Os jogos e as brincadeiras têm grande importância para o desenvolvimento das crianças, portanto, é necessário que estejam presentes nas práticas docentes e, por isso, é fundamental saber inseri-los em tais práticas. Ao concluir a coleta dos dados do referido questionário, observou-se que esse é um assunto presente tanto em formação inicial quanto continuada, de professores de Educação Infantil. Após análise dos dados foi possível compreender um pouco sobre os critérios usados pelos docentes na escolha de brincadeiras e jogos, as quais buscam fazer escolhas adequadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe main motivation of the present work was to understand the importance of games and toys in the teaching-learning process in Preschool Education as well as to analyze how teachers choose to practice them at school. In order to clarify these concerns, an investigation was carried out, starting from theoretical studies on the subject and to understand the approach to the theme in the school context. Subsequently, a contact was made with Preschool teachers in order to understand their reality, with an online questionnaire. Games and toys have great importance for the development of children, therefore, it is necessary that they are present in teaching practices and, wherefore, it is essential to know how to insert them in such practices. At the end of the data collection from this questionnaire, it was observed that this is a subject that is present in both the initial and continuing education of Preschool teachers. After analyzing the data it was possible to understand a little about the criteria used by teachers when choosing toys and games, which seek to make choices appropriate to the learning and development goals of children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPreschool educationen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectGamesen
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectToysen
dc.titleJogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil : critérios de escolhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153989pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples