Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Dinorá Fraga dapt_BR
dc.contributor.authorCramer, Silvia Robertapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:22:26Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2506pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação parte da unidade como categoria teórica. São utilizados para este estudo a filosofia da física (CAPRA, WILBER, HAWKING ); a teoria do imaginário (DURAND, BACHELARD ) e a biologia do conhecimento ( MATURANA ). O método de trabalho é fenomenológico hermenêutico e através do conceito de vivência ( DILTHEY apud AMARAL ) prioriza a experiência direta com o mundo. Na relação indissociável entre teoria e método assume-se o sentido de unidade com o meio onde estamos inseridos, num processo de interdependência. O trabalho proposto constitui-se de vivências na natureza, através de rituais da cultura indígena, desenvolvidos com alunos de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é que a criança tome consciência da unidade, como forma de “ser” humano ou de simplesmente ser, de maneira que a criança perceba a importância dos seus atos para o cosmos. Finalizo o trabalho com uma abertura para uma filosofia de vida que registra a importância de como educadores tentarmos resgatar valores que a cultura tecnológica e urbana enfraqueceram.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUnidadept_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectBiologia do conhecimentopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titleA busca da unidade em vivências com a naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000370813pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples