Critérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovens
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, ...
A pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, na literatura científica da CI, critérios de avaliação da informação; identificar os critérios de avaliação da informação utilizados pelos AJ nas mídias sociais; e analisar a relação entre os critérios empregados pelos AJ e os critérios da literatura científica da CI. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 foram apontados pelos AJ como critérios utilizados e correlatos com a literatura. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. ...
Abstract
The research intends to identify whether the criteria for evaluating the information that Adolescents and Young People (AY) use in social media are correlated with the scientific literature of Information Science (IS). It brings the concepts of information evaluation, infocommunicational competence, information sources and social media. With the thematic evaluation of information in IS having social media as a source of information, the research, of a quantitative nature, aims to: raise, in the ...
The research intends to identify whether the criteria for evaluating the information that Adolescents and Young People (AY) use in social media are correlated with the scientific literature of Information Science (IS). It brings the concepts of information evaluation, infocommunicational competence, information sources and social media. With the thematic evaluation of information in IS having social media as a source of information, the research, of a quantitative nature, aims to: raise, in the scientific literature of IS, criteria for evaluating information; identify the criteria for evaluating the information used by AY in social media; and to analyze the relationship between the criteria used by the AY and the criteria of the scientific literature of IS. Eighteen information evaluation criteria were identified in the scientific literature of the IS and 12 were identified by the AY as criteria used and correlated with the literature. It was possible to identify that all 18 criteria in the literature are used by AY, even to a lesser extent. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6202)
Este item está licenciado na Creative Commons License
