Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorges, Jussarapt_BR
dc.contributor.authorJacobi, Greisonpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:37:34Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250689pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa pretende identificar se os critérios de avaliação da informação que os Adolescentes e Jovens (AJ) utilizam nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). Ela traz os conceitos de avaliação da informação, competências infocomunicacionais, fontes de informação e mídias sociais. Com a temática avaliação da informação na CI tendo as mídias sociais como fonte de informação, a pesquisa, de cunho quantitativo, tem como objetivos: levantar, na literatura científica da CI, critérios de avaliação da informação; identificar os critérios de avaliação da informação utilizados pelos AJ nas mídias sociais; e analisar a relação entre os critérios empregados pelos AJ e os critérios da literatura científica da CI. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 foram apontados pelos AJ como critérios utilizados e correlatos com a literatura. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau.pt_BR
dc.description.abstractThe research intends to identify whether the criteria for evaluating the information that Adolescents and Young People (AY) use in social media are correlated with the scientific literature of Information Science (IS). It brings the concepts of information evaluation, infocommunicational competence, information sources and social media. With the thematic evaluation of information in IS having social media as a source of information, the research, of a quantitative nature, aims to: raise, in the scientific literature of IS, criteria for evaluating information; identify the criteria for evaluating the information used by AY in social media; and to analyze the relationship between the criteria used by the AY and the criteria of the scientific literature of IS. Eighteen information evaluation criteria were identified in the scientific literature of the IS and 12 were identified by the AY as criteria used and correlated with the literature. It was possible to identify that all 18 criteria in the literature are used by AY, even to a lesser extent.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfocommunicational competenceen
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation competenceen
dc.subjectInformation evaluationen
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectInformation Scienceen
dc.titleCritérios de avaliação da informação e a correlação com o uso da informação por adolescentes e jovenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001152766pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples