O uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidades
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O estudo de caso apresentado diz respeito à "simulação clínica", no contexto da Educação Permanente, como proposta de capacitação dos profissionais de enfermagem, atuando em dois momentos: revisão de práticas assistenciais e os cuidados rotineiros. A pesquisa envolveu a participação de técnicos de enfermagem de um hospital de grande porte da região Sul do Brasil, alocados em duas unidades do grupo intervenção, em um cenário de simulação clínica, no qual foram abordadas as práticas de cuidados e ...
O estudo de caso apresentado diz respeito à "simulação clínica", no contexto da Educação Permanente, como proposta de capacitação dos profissionais de enfermagem, atuando em dois momentos: revisão de práticas assistenciais e os cuidados rotineiros. A pesquisa envolveu a participação de técnicos de enfermagem de um hospital de grande porte da região Sul do Brasil, alocados em duas unidades do grupo intervenção, em um cenário de simulação clínica, no qual foram abordadas as práticas de cuidados em Terapia Nutricional Enteral. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa, através da Plataforma Brasil. A participação dos profissionais na simulação clinica permitiu a análise e discussão do cenário em quatro situações: conhecimentos assumidos como rotineiros e que resolvem as situações, limite dos conhecimentos e/ou competências que os participantes identificaram no cenário de simulação clínica, a necessidade de novos conhecimentos ou a revisão das práticas assistenciais e por último, situações ou motivações em relação à equipe, que foram despertadas com a prática de simulação. O cenário é fidedigno à realidade, conforme as diretrizes para as atividades de simulação e embasou-se nos Protocolos Operacionais Padrões Institucionais, em que foi realizado o estudo. Como resultado, foi possível a avaliação positiva dos participantes em relação à pratica de simulação clínica e seus objetivos, bem como a construção de uma ferramenta de interação virtual, usando o cenário de simulação clinica como base, para a melhoria de práticas assistenciais na área de cuidados à saúde e do ensino na saúde, a partir de novas metodologias. ...
Abstract
The case study presented concerns "clinical simulation", in the context of Continuing Education, as a proposal for the training of nursing professionals, in two points in time: review of care practices and routine care. The research included the participation of nursing technicians from a large hospital in the southern region of Brazil, allocated in two units of the intervention group, in a clinical simulation scenario, in which care practices in Enteral Nutritional Therapy were addressed. This ...
The case study presented concerns "clinical simulation", in the context of Continuing Education, as a proposal for the training of nursing professionals, in two points in time: review of care practices and routine care. The research included the participation of nursing technicians from a large hospital in the southern region of Brazil, allocated in two units of the intervention group, in a clinical simulation scenario, in which care practices in Enteral Nutritional Therapy were addressed. This study has been approved by the ethics and research committee, through Plataforma Brasil. The participation of professionals in the clinical simulation enabled the analysis and discussion of the scenario in four situations: knowledge assumed as routine and that solve the situations, limitations of knowledge and/or skills that participants identified in the scenario of clinical simulation, need for new knowledge or for the review of care practices and, finally, situations or motivations in relation to the team, awakened with the practice of simulation. The scenario is faithful to reality, according to the guidelines for simulation activities, and was based on the Institutional Standard Operating Protocols, in which the study was carried out. As a result, it was possible to positively evaluate the participants in relation to the practice of clinical simulation and its goals, as well as the construction of a virtual interaction tool, using the clinical simulation scenario as foundation, for the improvement of care practices in the area of health care and health education, based on new methodologies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9012)Ensino na Saúde (133)
Este item está licenciado na Creative Commons License