Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorViegas, Graziela Lenzpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T04:46:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249433pt_BR
dc.description.abstractO estudo de caso apresentado diz respeito à "simulação clínica", no contexto da Educação Permanente, como proposta de capacitação dos profissionais de enfermagem, atuando em dois momentos: revisão de práticas assistenciais e os cuidados rotineiros. A pesquisa envolveu a participação de técnicos de enfermagem de um hospital de grande porte da região Sul do Brasil, alocados em duas unidades do grupo intervenção, em um cenário de simulação clínica, no qual foram abordadas as práticas de cuidados em Terapia Nutricional Enteral. O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa, através da Plataforma Brasil. A participação dos profissionais na simulação clinica permitiu a análise e discussão do cenário em quatro situações: conhecimentos assumidos como rotineiros e que resolvem as situações, limite dos conhecimentos e/ou competências que os participantes identificaram no cenário de simulação clínica, a necessidade de novos conhecimentos ou a revisão das práticas assistenciais e por último, situações ou motivações em relação à equipe, que foram despertadas com a prática de simulação. O cenário é fidedigno à realidade, conforme as diretrizes para as atividades de simulação e embasou-se nos Protocolos Operacionais Padrões Institucionais, em que foi realizado o estudo. Como resultado, foi possível a avaliação positiva dos participantes em relação à pratica de simulação clínica e seus objetivos, bem como a construção de uma ferramenta de interação virtual, usando o cenário de simulação clinica como base, para a melhoria de práticas assistenciais na área de cuidados à saúde e do ensino na saúde, a partir de novas metodologias.pt_BR
dc.description.abstractThe case study presented concerns "clinical simulation", in the context of Continuing Education, as a proposal for the training of nursing professionals, in two points in time: review of care practices and routine care. The research included the participation of nursing technicians from a large hospital in the southern region of Brazil, allocated in two units of the intervention group, in a clinical simulation scenario, in which care practices in Enteral Nutritional Therapy were addressed. This study has been approved by the ethics and research committee, through Plataforma Brasil. The participation of professionals in the clinical simulation enabled the analysis and discussion of the scenario in four situations: knowledge assumed as routine and that solve the situations, limitations of knowledge and/or skills that participants identified in the scenario of clinical simulation, need for new knowledge or for the review of care practices and, finally, situations or motivations in relation to the team, awakened with the practice of simulation. The scenario is faithful to reality, according to the guidelines for simulation activities, and was based on the Institutional Standard Operating Protocols, in which the study was carried out. As a result, it was possible to positively evaluate the participants in relation to the practice of clinical simulation and its goals, as well as the construction of a virtual interaction tool, using the clinical simulation scenario as foundation, for the improvement of care practices in the area of health care and health education, based on new methodologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjectSimulation-based trainingen
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectContinuous educationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCapacity-buildingen
dc.subjectNursing careen
dc.titleO uso da simulação clínica virtual como estratégia de ensino : limites e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149356pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples