Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Adrise Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T04:40:34Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249408pt_BR
dc.description.abstractA tese atravessa analiticamente as vivências da autora e suas experiências em instituições escolares no campo da arte-educação, um diário com textos de campos organizados e analisados como fragmentos de cacos recolhidos pela memória pessoal e ancestral. Escreve-se em primeira pessoa, pois esta pesquisa, além de se inscrever no campo da abordagem qualitativa na pesquisa em educação, a partir do método da pesquisa narrativa autobiográfica, teve também como inspiração a escrevivência proposta por Conceição Evaristo, na qualidade de modo de fazer epistêmico e ontológico. O objetivo geral da investigação foi sistematizar e compreender os impactos de experiências no ensino de Artes Visuais associadas à Educação em Direitos Humanos (EDH) e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Referenciada em autores do pensamento decolonial e do feminismo negro. Como resultado, defende-se a tese de que as interações pedagógicas mediadas através da liberdade criativa possibilitada no ensino de Artes Visuais revelam a escola como um local preferencial para praticar o diálogo. O diálogo e a expressão artística apontam para a desestabilização nas relações de poder e de saber presentes em instituições e geram reações de cerceamento, notadamente associadas ao sexismo e ao racismo.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis analytically crosses the author's life experiences and her experiences in school institutions in the field of art education, a diary with texts from fields organized and analyzed as fragments of shards collected by personal and ancestral memory. It is written in the first person, because this research, in addition to being part of the field of qualitative approach in research in education, based on the method of autobiographical narrative research, was also inspired by the escrevivência proposed by Conceição Evaristo, as a way of the epistemic and the ontological. The general objective of the investigation was to systematize and understand the impacts of experiences in the teaching of Visual Arts associated with Human Rights Education (EDH) and Ethnic-Racial Relations Education (ERER). Referenced in authors of decolonial thought and black feminism. As a result, it is defended the thesis that pedagogical interactions mediated through the creative freedom made possible in the teaching of Visual Arts reveal the school as a preferred place to practice dialogue.Dialogue and artistic expression point to the destabilization of power and knowledge relations present in institutions and generate restraint reactions, notably associated with sexism and racism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt educationen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectHuman rights educationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationsen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEscrevivênciaen
dc.titleEscrevivências em arte-educação e direitos humanos : um diário de cacos como narrativa autobiográficapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001150446pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples