Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorCorrea, Rosimere da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-23T04:42:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249161pt_BR
dc.description.abstract"Professoras inumeráveis: a educação inclusiva no revés da pandemia" corresponde à tematização da Educação Especial em meio à pandemia de covid-19 e ao relatório da pesquisa em educação realizada como estudo de caso em um município da região metropolitana do Rio Grande do Sul, o município de Canoas. Com a chegada da pandemia, chegou, também, o distanciamento físico como forma de conter e controlar a disseminação da doença, cuja letalidade e mortalidade apresentavam números grandiosos. Como medida de saúde pública, ambientes educativos e culturais foram fechados, devendo a sociedade evitar, sob todas as formas, a aglomeração de pessoas. Alguns questionamentos surgiram: uma vez sem escola, qual o território educativo buscado pelos estudantes, particularmente aqueles que tinham na sala de recursos multifuncionais um ponto de apoio estratégico ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psíquico? O Atendimento Educacional Especializado (AEE), por exemplo, não participa apenas da inclusão escolar de alunos designados à Educação Especial, mas da garantia equitativa das melhores intervenções em apoio ao desenvolvimento. Em meio a tantas mortes e às insensibilidades de tantos governos, um artista brasileiro, Edson Pavoni, criou a obra Memorial Inumeráveis, tendo em vista distanciar-se dos números de morte às histórias de vida, não deixando que projetos de vida se tornassem números de morte. Assim foi nomeada a dissertação, professoras inumeráveis, professoras que não são representação de quantidades de opinião, percepção e recorrência. O objetivo geral foi conhecer e compreender medidas tomadas por professoras do AEE para assegurar acesso à Educação Especial. A escolha metodológica foi a de um estudo de caso, abrangendo a totalidade de professores do AEE de um município. Como na cartografia, não se tratou de uma pesquisa de representação, mas de sensações. A pesquisa delineou, então, paisagens: o "estado da arte" (perfil da informação científica, conceitual e tecnológica publicada no Brasil), conversações iniciais (na forma de um formulário eletrônico para aqueles que estavam em casa, com perguntas exploratórias abertas, livres à narrativa), encontro on-line na forma de roda de conversa, a escrita de excertos narrativos e de narrativas com origem na "vontade de contar" das professoras (uma sensação, um aprendizado, uma confidência). O relatório de pesquisa foi um organizador de informações, trazendo paisagens: da educação inclusiva e do atendimento educacional especializado em meio à pandemia, tomando o cenário de uma cidade. Foram detectados três grandes acidentes na paisagem psicossocial educativa em Educação Especial: solidão e superação individual das professoras; risco e exposição à saúde mental dos alunos; e perdas e ganhos: os esperados e os inesperados da Educação Especial em meio à pandemia. O ensino mediado por tecnologias foi interpretado às vezes como "a grande preocupação"; às vezes, "a grande salvação"; e, às vezes, "o despertar de interesses para práticas pedagógicas inéditas". Com o desafio de um "conta pra nós", chegou-se ao final apresentando memórias de professoras com projetos de vida na Educação Especial. Os acidentes psicossociais da paisagem traçaram uma cartografia que já se desmanchou ao escrever a dissertação. É apenas como cartografia que esta dissertação porta seu valor.pt_BR
dc.description.abstract"Uncountable female teachers: inclusive education at the countercurrent of the pandemic" talks about the thematization of special education in the thick of the covid-19 pandemic and the report of the research in education conducted as a case study in a municipality in the metropolitan region of Rio Grande do Sul, the municipality of Canoas. The arrival of the pandemic brought with it the physical distance as a way to contain and control the spread of the disease, presenting lethality and mortality in mounting numbers. As a public health measure, educational and cultural environments were closed, and society was asked to avoid, by all means, the agglomeration of people. Some questions have arisen: once without school, what is the educational territory sought by students, particularly those who had in the multipurpose room a strategic support point for their affective, cognitive and psychological development? The Specialized Educational Attendance (AEE in the Portuguese acronym), for example, does not only participate in the school inclusion of students assigned to special education, but in the equitable guarantee of the best interventions in support of development. In the midst of so many deaths and the insensitivity of so many governments, a Brazilian artist, Edson Pavoni, created the work 'Memorial The Uncountable”, aiming to distance the death tolls from the life stories, not letting life projects become death counts. This is how the dissertation was named, uncountable teachers, teachers who are not the representation of quantities of opinion, perception, and recurrence. The general objective was to know and understand measures taken by AEE teachers to ensure access to special education. The methodological choice was that of a case study, covering the totality of AEE teachers in a municipality. As in cartography, this was not a survey of representation, but of sensations. The research outlined landscapes: the "state of the art" (profile of scientific, conceptual and technological information published in Brazil), initial conversations (by the way of an electronic form for those who were at home, with open exploratory questions, free to the narrative), online meeting in the form of conversation circles, the writing of narrative excerpts and narratives originated in the teachers' "will to tell" (a sensation, a learning, a confession). The research report was an organizer of information, bringing landscapes: of inclusive education and specialized educational care in the midst of the pandemic, taking a city as its setting. Three major accidents were detected in the psychosocial educational landscape in special education: loneliness and overcoming of individual teachers; risk and exposure to students' mental health; and losses and gains: the expected and the unexpected coming from special education amidst the pandemic. Technology-mediated teaching was interpreted as sometimes "the great concern”, sometimes "the great salvation", and sometimes "the awakening of interests for unprecedented pedagogical practices”. With the challenge of a "tell us about it" we came to the end, presenting memories of female teachers with life projects in special education. The psychosocial accidents of the landscape traced a cartography that has already broken into pieces while writing dissertation. It is only as cartography that this dissertation carries its value.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Attendanceen
dc.subjectCovid-19en
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.subjectEducation in healthen
dc.subjectSpecial education from an inclusive perspectiveen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHealth and inclusive processesen
dc.titleProfessoras inumeráveis : a educação inclusiva no revés da pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139851pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem