Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.contributor.authorFeldhaus, Marcelopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T04:53:10Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248869pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se inscreve no campo das problematizações sobre a PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, o CUIDADO DE SI em Michel Foucault e algumas produções de ARTE CONTEMPORÂNEA como disparadoras para pensar em uma dimensão ética e estética para a docência no ensino superior. Para tanto, o objetivo geral foi o de analisar outros modos de ser docente no ensino superior, para além dos conceitos hegemônicos que ainda refletem currículos e práticas pedagógicas com nuances tecnicistas de uma educação superior voltada sobremaneira à profissionalização técnica e que, por vezes, afasta-se de uma formação integral, abrindo espaço para uma dimensão estética na docência. Opera com o conceito de pedagogia universitária friccionada às noções de ética e de estética em Foucault, a partir de algumas proposições de arte contemporânea e de docência-formação-artista ancorada nas contribuições epistemológicas de Michel Foucault e outros interlocutores. Trata-se de uma pesquisa que aprofunda e atualiza de modo analítico os conceitos estruturantes de pedagogia universitária, o cuidado de si e a docência-formação-artista. Participaram da pesquisa sete professoras universitárias de diferentes áreas do conhecimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, com a elaboração de diários de campo que reverberam gestos autobiográficos e escritas de si das docentes, que são acrescidas de entrevistas virtuais e memórias de infância do pesquisador. Essas memórias são imagens vivas e presentes em minha professoralidade, e contribuem na minha constituição de professor, e de certo modo ganham a densidade de um cuidado de si, uma prática de operação sobre o que nos constrói professoras e professores. Nesse aspecto, a presença de imagens de produções artísticas contemporâneas, que povoam tanto o texto quantoas intervenções que compõem as ações com as professoras que participaram da pesquisa, emergem como materialidades para a produção dos dados. É nesse ínterim que entende-se que o método para a produção de dados está intimamente ligado às formas artísticas de investigação no intuito de auxiliarem a colocar em suspenso o que se acredita sobre a pedagogia universitária, abrindo a possibilidade de pensar uma dimensão ética e estética para/na formação da/o docente que atua no ensino superior menos vinculada a prescrições, certezas e soluções. Pretende-se abrir espaço para as incertezas quando falamos em formação docente, mais abertas a deslizamentos, atitudes e outras formas de pensar e existir. Por fim, aponta-se para outros modos de operar a docência ligados à abertura de práticas contaminadas pela experiência, constituindo, assim, uma dimensão estética para a formação docente no ensino superior, disparada por alguns artistas contemporâneos e suas produções, de modo a mobilizar o estranhamento e colocar em jogo o que acreditamos sobre a docência, a arte e a vida.pt_BR
dc.description.abstractThis research is part of the field of problematizations about UNIVERSITY PEDAGOGY, the SELF-CARE in Michel Foucault and some CONTEMPORARY ART productions as triggers to think about an ethical and aesthetic dimension for teaching in higher education. Therefore, the general objective was to analyze other ways of being a professor in higher education, in addition to the hegemonic concepts that still reflect curriculum and pedagogical practices with technical particularities, focused greatly on technical professionalization and that, at times, moves away from an integral formation, opening space for an aesthetic dimension in teaching. It operates with the concept of university pedagogy rubbing against Foucault’s notions of ethics and aesthetics, based on some propositions of contemporary art and teaching-training- artist anchored in the epistemological contributions of Michel Foucault and other interlocutors. It is research that deepens and updates in an analytical way the structuring concepts of university pedagogy, self-care and artist-education-teaching. Seven university professors from different areas of knowledge at the Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc participated in this research, with the elaboration of field diaries that reverberate autobiographical gestures and self-writing of the professors, which are added by virtual interviews and childhood memories of researcher. These memories are living images and present in my professorship, and they contribute to my constitution as a professor, and in a way, they gain the density of a self-care, a practice of operation on what builds us in professors. In this aspect, the presence of images of contemporary artistic productions, which populate both the text and the interventions that make up the actions with the professor who participated in the research, emerge as materialities for the data production. It is in the meantime that it is understood that the method for the data production is closely linked to the artistic forms of investigation in order to help put in abeyance what is believed about university pedagogy, opening the possibility of thinking about an ethical and aesthetic dimension for/in the training of professors who work in higher education less linked to prescriptions, certainties and solutions. It is intended to make room for uncertainties when we talk about professor training, more open to slips, attitudes and other ways of thinking and existing. Finally, it points to other ways of operating teaching linked to the opening of practices contaminated by the experience, thus constituting an aesthetic dimension for professor training in higher education, triggered by some contemporary artists and their productions, in order to mobilize estrangement and putting into play what we believe about teaching, art and life.en
dc.description.abstractEsta investigación se enmarca en el campo de las problematizaciones sobre la PEDAGOGÍA UNIVERSITARIA, el CUIDADO DE SÍ en Michel Foucault y algunas producciones del ARTE CONTEMPORÁNEO como disparadores para pensar una dimensión ética y estética para la enseñanza en la educación superior. Por tanto, el objetivo general fue analizar otras formas de ser docente en la educación superior, además de las concepciones hegemónicas que aún reflejan los currículos y las prácticas pedagógicas con matices tecnicistas de una educación superior enfocada en gran medida a la profesionalización técnica y que, en ocasiones, distancia una formación integral, abriendo espacio para una dimensión estética en la enseñanza. Opera con el concepto de pedagogía universitaria rozando las nociones foucaultianas de ética y estética, a partir de algunas proposiciones del arte contemporáneo y de la enseñanza-formación-artista ancladas en los aportes epistemológicos de Michel Foucault y otros interlocutores. Es una investigación que profundiza y actualiza de manera analítica los conceptos estructurantes de la pedagogía universitaria, el autocuidado y la formación-docencia-artista. Siete profesores universitarios de diferentes áreas del conocimiento de la Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc participaron de la investigación, con la elaboración de diarios de campo que reverberan gestos autobiográficos y auto escritura de los profesores, a los que se suman entrevistas virtuales y memorias de infancia del investigador. Estos recuerdos son imágenes vivas y presentes en mi cátedra, y contribuyen a mi constitución como docente, y de alguna manera adquieren la densidad de un cuidado de sí, una práctica de operación sobre lo que nos construye docentes. En ese aspecto, la presencia de imágenes de producciones artísticas contemporáneas, que pueblan tanto el texto como las intervenciones que componen las acciones con los docentes que participaron de la investigación, emergen como materialidades para la producción de datos. Es mientras tanto que se entiende que el método de producción de datos está íntimamente ligado a las formas artísticas de investigación para ayudar a dejar en suspenso lo que se cree sobre la pedagogía universitaria, abriendo la posibilidad de pensar una ética y una estética dimensión para/en la formación de profesores que actúan en la educación superior menos ligados a recetas, certezas y soluciones. Se pretende dar cabida a las incertidumbres cuando hablamos de formación docente, más abierta a los deslices, actitudes y otras formas de pensar y de existir. Finalmente, apunta a otras formas de operar la enseñanza vinculadas a la apertura de prácticas contaminadas por la experiencia, constituyendo así una dimensión estética para la formación docente en la educación superior, desencadenada por algunos artistas contemporáneos y sus producciones, con el fin de movilizar el extrañamiento y poner en juego lo que creemos sobre la enseñanza, el arte y la vida.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArten
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCollege educationen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectMichel Foucaulten
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProfessor Trainingen
dc.subjectTeaching aestheticsen
dc.subjectArtees
dc.subjectEducación universitariaes
dc.subjectEnseñanza de la estéticaes
dc.subjectFormación Docentees
dc.subjectMichel Foucaultes
dc.titleA dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitáriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001148886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples