Show simple item record

dc.contributor.advisorRibeiro, Marlenept_BR
dc.contributor.authorGrisa, Gregório Durlopt_BR
dc.date.accessioned2010-07-27T04:18:14Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24818pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho disserta sobre as políticas afirmativas de recorte racial nas universidades. Para desenvolver o tema, são discutidos os aspectos históricos do racismo brasileiro, suas características subjetivas, ou seja, a construção cultural do racismo com base nas ciências e nos costumes marcados pela visível hierarquia social. E também suas características objetivas, que seriam as privações concretas que o povo negro sofre durante séculos, violências de todos os tipos, justificadas, inclusive, no âmbito legal. Há ainda uma argumentação favorável à adoção de ações afirmativas de recorte racial nas universidades brasileiras. Através de relatos de reuniões das comissões relacionadas às ações afirmativas da UFRGS, trazemos dados gerais que dizem respeito ao universo do processo seletivo do vestibular, comparando dados dos anos em que a política vigora com os anteriores nessa instituição. As categorias analíticas que percorrem o trabalho são a de classes sociais, racismo, biopoder e ações afirmativas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work talks about affirmative actions of racial character in universities. To develop the subject, are discussed the historical aspects of brazilian racism, its subjective characteristics, that is, the cultural construction of racism based on science and customs marked by visible social hierarchy. And their objective characteristics, that would be the concrete deprivations that black community suffer for centuries, all kinds of violence, justified, including within the framework of the law. There is also an argument in favor of the adoption of affirmative action for racial in brazilian universities. Through the reports of committee meetings related to affirmative action from UFRGS, we present general data that refer to the population of vestibular selection process, comparing data from the years that the affirmative policies were applied and the years previous in this institution. The analytical categories that run the job are the social class, racism, affirmative action and biopower.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.titleAs ações afirmativas na UFRGS : uma análise do processo de implantaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000749268pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record