Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAxt, Margaretept_BR
dc.contributor.authorSteyer, Vivian Editept_BR
dc.date.accessioned2022-08-07T04:38:13Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/246320pt_BR
dc.description.abstractEsta é uma tese de doutorado que estudou a possibilidade da existência de uma psicogênese do sistema formal de apresentação textual (pontuação, letras maiúsculas, separação entre as palavras e as frases, margens, parágrafos e linhas novas, translineação, traçado de letras e linhas, e diagramação do texto). O principal objetivo teórico desta tese foi tentar relacionar possibilidades e sistema formal de apresentação textual, dentro do processo de produção do sentido por parte do sujeito escritor e do sujeito leitor. O foco da pesquisa foi a aquisição da linguagem escrita, dentro de uma perspectiva psicogenética, com o aporte da lingüística textual. A concepção que norteou esta pesquisa foi a de letramento, ou seja, dentro de uma preocupação de que a criança se constituísse como um sujeito que fosse, ao mesmo tempo, leitor e escritor, produtor e interpretador de textos, e que tivesse uma relação interativa e criativa com o texto. Sendo o sistema formal de apresentação textual um dos componentes do texto, e absolutamente necessário para a produção de sentido tanto por parte do escritor quanto do leitor, tomou-se necessário compreender como a criança se apropria deste sistema. F oram utilizadas quatro instâncias explicativas, todas de Piaget. A primeira diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, para analisar como acontece o processo de construção do conhecimento sobre o sistema formal de apresentação textual. A segunda é relativa aos "possíveis", pela crença de que o estudo dos "possíveis" pudesse explicar as condutas das crianças com relação à apropriação do sistema formal de apresentação textual. A terceira refere-se à "tomada de consciência", em função da possibilidade de análise das conceituações das crianças sobre seus atos de escrita e de leitura, de modo geral, e sobre o sistema formal de apresentação textual, em particular. E a quarta conceme ao 'juízo moral", de modo a analisar não só como acontece o processo de reflexão resultante da relação da criança com o sistema formal de apresentação textual em si, como também das relações interindividuais referentes a este sistema. As informações foram levantadas em uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre/RS. O universo desta pesquisa estava composto de 91 crianças, assim divididas: 12 crianças do jardim nível B (06 de cada turma), 61 crianças das três turmas de la série e 18 crianças da 28 série (06 de cada turma). A faixa etária estudada foi, então, a dos 5 a 8 anos A pesquisa acompanhou o ano letivo de 1995 (março a dezembro). As entrevistas foram aplicadas individualmente pelo método clínico-crítico de Piaget, de modo a favorecer o respeito ao sujeito que constrói o conhecimento, no caso, a criança no seu processo de letramento. A pesquisa foi empreendida através de seis fases, que foram as seguintes (por ordem cronológica): I: Ditado de cinco palavras e três frases. TI: Montagem de frases a partir de cartões que apresentavam palavras e sinais de pontuação. ill: Ditado de cinco palavras e três frases (reaplicação). IV: Escrita (livre) de um texto (livre). V: Exploração dos aspectos formais de apresentação textual em uma série de livros de literatura infantil. VI: Escrita de uma história dada. A apresentação dos resultados foi direcionada pela preocupação de agrupar os produtos, os procedimentos e as concepções que as crianças apresentaram em estágios de desenvolvimento, conforme a metodologia piagetiana. Os resultados permitem afirmar que existe uma psicogênese do sistema formal de apresentação textual e que esta psicogênese é determinada por uma tensão entre a imposição do sistema formal de apresentação textual pelo meio social e a construção que a criança precisa efetuar para se apropriar dos aspectos formais. Esta tensão gera uma construção (a psicogênese) que acontece a partir da exploração de múltiplas possibilidades na busca da compreensão do sentido dos aspectos formais. Além disto, existe uma psicogênese do sistema formal de apresentação textual e tantas psicogêneses quantas foram os aspectos formais investigados. E, finalmente, que há uma relação entre a psicogênese do sistema formal de apresentação textual e as evoluções do desenvolvimento cognitivo, da exploração dos "possíveis", da tomada de consciência e do juízo moral.pt_BR
dc.description.abstractThis is a thesis for a doctor title which studied the possibility of existence of one psychogenesis of the formal system of textual presentation (punctuation, capital letters, separation of words and sentences, margin, paragraphs and new lines, translining, the drawing of letters and lines and the layout of texts). The principal theoretical objective of this thesis was to try to relate possibilities and the formal system oftextual presentation inside the process of producing the meaning from the writer's subject and the reader's subject. The focus of the research was the acquisition of written language, inside a psychogenetic perspective, with the help of textual linguistic. The concept which oriented this research was that of literacy, or, within a preoccupation that the child would constitute as a person who is, at the same time, both reader and writer, producer and interpreter of texts, and that he/she had an interactive and creative relation with the text. Being the formal system of textual presentation one of the components of the text, and absolutely necessary for the production of the meaning both on the writer as a reader, it was necessary to understand how the child acquires this system. Four explaining instances were used, ali of them Piaget's. The first says about the development of knowledge, to analyse how the process of construction of knowledge takes place. The second is related to the "possible", through the belief that the study of the "possible" could explain the behavior of children in relation to the appropriating of the formal system of textual presentation. The third refers to the consciousness, of the possibility of analysis of the concepts of children about their writing and reading acts, in a general view, and about the formal system of textual presentation in particular. And the fourth refers to the "moral decision", so as to analyse not only how the process of consideration resulting of the child with the formal system of textual presentation itself takes place, as the interindividual relationships regarding this system. The information were obtained in a public school of Porto Alegre/RS. The participants of that research included 91 children, divided this way: 12 children from the pre-scholar group, level B (6 from each division), 61 children from the three divisions of the 1st grade and 18 children from the 2nd grade (6 from each division). The children were between 5 and 8 years old. The research was carried out form March to December 1995. The interviews were applied individually by the clinic-critical method of Piaget favoring the respect of the subject which constructs the knowledge, in this case. The research took place in six phases, which were the following (in a chronological order): I: Dictation of five words and three sentences. II: Making up sentences after the distribution of paste boards with words and signs of punctuation. III: Dictation of five words and three sentences (replication). IV: (Free) writing of a (free) text. V: Exploring the formal aspects of textual presentation in a series of books with literature for children. VI: Writing of a given story. The presentation of the results was directed by the preoccupation of grouping the conception, the products and the procedures presented by the children in phases of development, according to the Piaget's methodology. The results permit to confirm that there is a psychogenesis of the formal system of textual presentation and that this psychogenesis is determined by a tension between the imposition of the formal system of textual presentation by the social environment and the construction which the child needs to make to take over the formal aspects. This tension generates a construction (the psychogenesis) that take place from the exploration of multiple possibilities in the search of the comprehension of the meaning of the formal aspects. Besides this, there is a psychogenesis of the formal system of textual presentation and so many psychogenesis as the formal aspects investigated. And, finally, that there is a relationship between the psychogenesis of the formal system of textual presentation and the evolutions of the cognitive development, of the exploration of the "possible", of the consciousness and of the moral decision.en
dc.description.abstractDies ist die These zur Erlangung des Doktortitels welche die Möglichkeit zur Existenz emer Psychoentstehung des fórmlichen Systems einer textlichen Darstellung studiert hat (Zeichensetzung, grosse Buchstaben, Entfemung der Wõrter und Sãtze, Paragrophe, neue Zeilen, Übergang zu neuen Reihen, Buchstaben und Linienfiihrung, und die graphische Darstellung eines Textes). Das theoretische Hauptobjectiv dieser These war versuchen Verhãltnis zu setzen zwischen Mõglichkeiten und fórmlichen Systemen der textlichen Darstellung, innerhalb des Prozesses um den Sinn festzustellen, seitens des Niederschreibers und auch des Lesers. Der Hauptpunkt der Untersuchung war die Erwerbung der schriftlichen Ausdrucksweise, innerhalb einer psychogenetische Perspectiv, mit der Hilfe der textlichen Linguistik. Die Auffassung, die dieser Untersuchung zu Grunde lag, war das Prozess um eine võllige Alphabetization zu erlangen, oder anders ausgedrückt, man war besorgt, dass die Kinder wie ein Subject betrachtet werden sollten, welche zu gleicher Zeit ais Leser und Niederschreiber, Hersteller und Erklãrer des Textes wircken sollten und welche auch eine umfassende und kreative Verbindung mit dem Texte haben sollten. Da das fórmliche System einer textlichen Darstellung ein Komponent des Textes ist und durchaus nõtig sei, so wie fiir die Feststellung des Sinnes seitens des Schreibers wie auch des Lesers, war es notwendig zu verstehen wie das Kind sich dieses Systems aneignet. Es wurden vier erklärende Instanzen benutzt, alie von Piaget. Die erste handelt von Entwicklung der Kentnis, und man analysierte wie das Prozess der Aufbauung dieser Kentnis über das fórmliche System der textlichen Darstellung vorkommt. Die zweite bezieht sich auf die "Möglichen", mit der Hoffuung dass das Studium der "Möglichen" das Verhalten der Kinder in bezug auf die Aneignung des fórmlichen Systems der textlichen Darstellung erklãren könnte. Die dritte erwãhnt "die Erscheinung des Bewustseins", im Hinblick auf die Mõglichkeiten der Analysen der Auffassung der Kinder über ihre Akte des Niederschreibens und Lesens, in allgemein, und über das fórmliche System der textlichen Darstellung, ins besondere. Und die vierte verhandelt über "moralische Ansicht", und analysiert nicht nur wie das Prozess der Reflexion das sich aus das Verhãltniss des Kindes mit dem fórmlichen System der textlichen Darstellung in sich passiert, wie auch in die Verhãltnisse zwischen die Kinder in bezug auf dieses System. Die Informationen wurden in eine Staatsschule der Stadt Porto Alegre/RS erhalten. Die Gesamtgruppe der Kinder die dieser Untersuchung zu Grunde lag bestand aus 91 Kindern, so verteilt: 12 Kinder vom Kindergarten, Stufe B (6 von jede Abteilung), 61 Kinder von drei Abteilungen der ersten Serie und 18 Kinder der zweiten Serie (6 vonjede Abteilung). Das Alter der Kinder befand sich zwischen 5 und 8 Jahren. Die Untersuchung fand statt whrend des Schuljahrs 1995, von Marz bis Dezember. Die Interviews wurden individuell gemacht nach der klinisch-kritischen Methode Piaget's, so dass die Achtung zum Subject, welches die Kenntnis aufbaut, begünstigt würde, in unserem Fali, das Kind im Prozess der völligen Alphabetisation. Die Untersuchung, nach cbronologischer Ordnung, wurde in sechs Phasen untemommen: I: Diktat von fiinf Wõrtem und drei Sãtze. II: Aufbau von Sãtzen ab von Pappen welche Wõrter und Zeichen von Interpunktion darstellen. III: Diktat von fiinf Wõrtem und drei Sãtzen (Wiederanwendung). IV: (Freie) Niederscbreibung eines (freien) Textes. V: Erforschung der fõrmlichen Ansichten der textlichen Darstellung in eine Anzah1 von Büchem mit Kinderliteratur. VI: Niederschreibung einer vorher gehõrte Geschichte. Die Vorstellung der Resultate hatte die Absicht das Auffassungsvermõgen, die Produkte und das V erhalten, welche die Kinder dargelegt hatten, in Stuffen der Entwicklung zu gruppieren, übereinstimmend mit der piagetanischen Methodologie. Die Resultate erlauben das man behaupte das es eine Psychoentstehung des fôrmlichen Systems der textlichen Darstellung giebt und dass diese Psychoentstehung durch eine Spannung zwischen die Aufsetzung des fônnlichen Systems der textlichen Darstellung durch die soziale Umgebung und die Aufbauung welche das Kind erfiillen muss um sich dieser Ansichten anzupassen merken lãsst. Diese Spannung bildet eine Aufbauung (die Psychoentstehung) die ab der Exploration der vielfáltigen Möglichkeiten in die Suche des Verstãndnis des Sinnes der fõnnlichen Ansichten vorkommt. Weiterhin, existiert eine Psychoentstehung des förmlichen Systems der textlichen Darstellung und so viele Psychoentstehungen wie in den fórmlichen Ansichten nachgeforscht wurden. Und, zulätzt, dass es ein Verhältnis zwischen die Psychoentstehung des fönnlichen Systems der textlichen Darstellung und den Au:fbau der Entwicklung der Kentnis, der Exploration der ''Möglichen", der Erscheinung des Bewustseins und die moralische Ansicht giebt.de
dc.description.abstractEsta es la tesis de doctorado que estudió la posibilidad de existencia de una sicogénesis dei sistema fonnal de presentación textual (puntuación, letras mayúsculas, separación de sílabas y frases, márgenes, parágrafos y nuevas líneas, translineación, trasado de letras y líneas, y diagramación del texto). El principal objetivo teórico de esta tesis fué tratar de relacionar posibilidades y sistema formal de presentación textual, dentro del proceso de producción del sentido por parte del sujeto escritor y el sujeto lector. El foco de la pesquisa fué la adquisición del lenguage escrito, dentro una perspectiva sicogenética, con el aporte de la lingüística textual. La concepción que norteó esta esta pesquisa fué la de letreamiento, oséa, dentro de una preocupación de que el niño se constituyese como un sujeto que fuera, ai mismo tiempo, lector y escritor, productor y interpretador de textos, y que tuviera una relación interactiva y criativa con el texto. Siendo el sistema formal de presentación textual uno de los componentes del texto, y absolutamente necesário para la producción del sentido tanto de parte del escritor como del lector, se hizo necesário comprender como el niño se aduefia de este sistema. Fueran utilisadas cuatro instancias explicativas, todas de Piaget. La primera dice sobre el desarrollo cognitivo, para analisar como acontece el proceso de construccion del conocimiento sobre el sistema formal de presentación textual. La segunda se refiere a los "posibles", por la creencia de que el estudio de los "posibles" pudiese explicar as conductas de los niños con relación a la adquisición del sistema formal de presentación textual. La tercera se refiere a la tomada de conciencia, frente a la posibilidad de análisis de los conceptos de los niños sobre sus actos de escrita y de lectura, de modo general, y sobre el sistema formal de presentación textual, en particular. Y la cuarta dice respecto al juicio moral, de modo a analisar no só lo cómo pasa el proceso de reflección resultante de la relación del niño con el sistema formal de presentación textual en sí, como también de las relaciones interindividuales referentes a este sistema. Las informaciones fueron levantadas en una escuela del sistema publico estadual de Porto Alegre/RS. El universo de la encuesta estaba compuesto de 91 niños, así divididos: 12 niños del nivel B (06 de cada grupo), 61 niños de los tres grupos de ler grado y 18 niños de 2° grado (06 de cada grupo). La edad promedio fué de los 5 a 8 años. La encuesta acompafío el año lectivo de 1995 (marzo a diciembre). Las entrevistas fueron aplicadas individualmente por el método clínicoo-crítico de Piaget, de modo a favorecer el respeto a la persona que construye el conocimiento, en este caso, el niño y su proceso de primeras letras. La encuesta se emprendió por medio de seis fases, que fueron las siguientes (en orden cronológico): I: Dictado de cinco palabras y tres frases. II: Montaje de frases a partir de tarjetas que presentaban palabras y puntuación. Ill: Dictado de cinco palabras y tres frases. IV: Escrita (libre) de un texto (libre). V: Exploración de los aspectos formales de presentación textual de una serie de libros de literatura infantil. V: Escrita de una determinada história. La presentación de los resultados fué direccionada por la preocupación en grupar los productos, los procesos y la concepciones que los niños presentan en etapas del desarrollo según la metodologia de Piaget. Los resultados permiten asegurar que existe una sicogénesis del sistema formal de presentación textual y qe esta sicogénesis está determinada por una tension entre la imposición del sistema formal de presentación textual por el medio social y la construcción que el niño prcisa realizar para adueñarse de los aspectos formales. Esta tensión genera una construcción (la sicogénesis) que acontece a partir de la exploración de múltiplas posibilidades en la búsqueda de la comprensión del sentido de los aspectos formales. Además, existe una sicogénesis del sistema formal de presentación textual y tantas sicogénesis cuántas fueren los aspectos formales investigados. Y, finalmente, que hay una relación entre la sicogénesis dei sistema fonnal de presentación textual y las evoluciones del desarrollo cognitivo, de la exploración de los "posibles", de la tomada de conciencia y del juicio moral.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectPsicogênesept_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titlePor uma psicogênese do sistema formal de apresentação textual : a criança e o processo de letramentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000242668pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1998pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples