Desenvolvimento das noções de "possível e necessário" através da exploração de materiais para pré-escolares
Data
1987Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo estudar as noçoes do "possível" e do "necessário" e seu aparecimento espontâneo em crianças de pré-escola (com base nos estudos de Piaget sobre estas noções) através da aplicação de uma série de materiais criados pela própria investigadora. Sendo a autora professora do pré-escolar, a investigação foi efetuada na sua própria turma. Assim, os sujeitos desta investigação foram 20 crianças de nível B (5 a 6 anos no início da investigação) de uma escola particul ...
A presente pesquisa teve por objetivo estudar as noçoes do "possível" e do "necessário" e seu aparecimento espontâneo em crianças de pré-escola (com base nos estudos de Piaget sobre estas noções) através da aplicação de uma série de materiais criados pela própria investigadora. Sendo a autora professora do pré-escolar, a investigação foi efetuada na sua própria turma. Assim, os sujeitos desta investigação foram 20 crianças de nível B (5 a 6 anos no início da investigação) de uma escola particular de classe mªdia de Porto Alegre. O periodo abrangido por esta investigação foi de março a agosto de 1987. Os materiais compunham-se de figuras recortadas em papel gessado colorido as quais as crianças colavam em folhas de papel jornal após ouvirem as duas perguntas-chave: "O que vocês podemfazer com este material?" e "Tu poderias fazer de uma outra maneira?" Utilizou-se, para esta investigação, basicamente o método clínico piagetiano, as soluções apresentadas pelas crianças, levantamento fotográfico destas soluções, levantamento da aplicação dos materiais propriamente dita, gravação das conversas das crianças durante a aplicação dos materiais e observações da investigadora durante a aplicação. A bibliogragia básica utilizada foi piagetiana, destacando-se a obra recente do autor e seus colaboradores: "O possivel e o necessário". Os dados levantados receberam tratamento segundo o modelo piagetiano de classificação das condutas dos sujeitos em estágio de desenvolvimento. As conclusões encontradas dividiram-se em duas categorias: as restritas, que referiam-se diretamente aos materiais e suas diferentes características e, portanto, de generalização não-abrangente; e a geral que pode ser definida como: "Uma criança de 5 a 6 anos pode chegar (e chega) à noção do necessário mas permanece basicamente ainda dentro dos possíveis". As conclusões restritas poderiam ser agrupadas ainda em duas categorias diretamente relacionadas com dois tipos básicos de materiais: a) materiais sem encaixe, que favoreceram mais o aparecimento dos possíveis e, b) materiais com encaixe, que favoreceram mais o aparecimento do necessário. Finalmente, as crianças apresentaram melhores resultados nas soluções apresentadas na primeira maneira (primeira pergunta-chave). ...
Abstract
The purpose of the present research was to study the notions of the "possible" and of the "necessary" and their spontaneous emergence in preschool children (based on Piaget's studies about these notions) through the application of a series of materials created by the investigator herself. Being a preschool teacher herself, the author made the investigation on her own group. The subjects of this investigation were twenty children at B Level (five and six years old at the beginning of the investi ...
The purpose of the present research was to study the notions of the "possible" and of the "necessary" and their spontaneous emergence in preschool children (based on Piaget's studies about these notions) through the application of a series of materials created by the investigator herself. Being a preschool teacher herself, the author made the investigation on her own group. The subjects of this investigation were twenty children at B Level (five and six years old at the beginning of the investigation) of a middle-class private school of Porto Alegre. The investigation was carried out from March to August 1987. The materials consisted of figures cut out from colourful smooth paper which were glued by the children on sheets of newsprint paper after hearing the two key-questions: "What can you do with this material?" and "Could you make it in another way?". For this investigation, it was used basically Piaget's clinical method, the solutions presented by the children, photographic gathering of these solutions, photographic collection of the materials application itself, tape-recording of the children conversation during the materials application and observations made by the investigator during the application. The bibliography was basically Piaget's, with a special emphasis on the recent work of the author and his collaborators: "The Possible and the Necessary". The data raised received treatment according to Piaget's behaviour classification of the subjects in development stage. The conclusions found were divided into two categories: the restricted ones which refer directly to the materials and their different characteristics and, therefore, non-comprehensive generalization; and the general which can be defined as: "A child from 5 to 6 years old can reach (and reaches) the notion of the necessary but still remains basically within the possible". The restricted conclusions could still be gathered into two categories directly related with two basic types of materials: a) materials without insertion which favoured more the emergence of the possible and b) materials with insertion which favoured more the emergence of the necessary. Finally, the children presented better results regarding the solutions presented in the first manner (the first key-question). ...
Zusammenfassung
Die vorliegende Untersuchung hat zum Zweck die Begriffe des "Moeglichen" und des "Notwendigen" zu studieren und ihrc spontane Erscheinung bei Kindern der Vorschule durch Anwendung einer Serie von Spielmaterial, das von der Forscherin selbst entwickelt worden ist, basiert auf den Studien von Piaget ueber diese Begriffe, zu untersuchen. Da die Verfasserin selbst Lehrerin an ainer Vorschule ist, wurde die Untersuchung mit ihren eigenen Schuelerndurchfuehrt. Es handelt sich um eine Gruppe von 20 Ki ...
Die vorliegende Untersuchung hat zum Zweck die Begriffe des "Moeglichen" und des "Notwendigen" zu studieren und ihrc spontane Erscheinung bei Kindern der Vorschule durch Anwendung einer Serie von Spielmaterial, das von der Forscherin selbst entwickelt worden ist, basiert auf den Studien von Piaget ueber diese Begriffe, zu untersuchen. Da die Verfasserin selbst Lehrerin an ainer Vorschule ist, wurde die Untersuchung mit ihren eigenen Schuelerndurchfuehrt. Es handelt sich um eine Gruppe von 20 Kindern der B-Stufe im Alter zwischen 5 bis 6 Jahre, die einer Privatschule der Mittelklasse in Porto Alegre angehoerten. Die Untersuchung erfolgte von Maerz bis August 1987. Das Spielmaterial bestand aus Figuren, die aus buntem Pappendeckel ausgeschnitten waren, und welche die Kinder auf Zeitungspapier kleben sollten, aber erst nachdem sie die Schluesselfrage gehoert haben. Die Schluesselfrage lautet: "Was koennt Ihr mit diesem Material machen?" Danach wurde jedes Kind einzeln gefragt: "Koenntest Du das in einer anderen Weise verwenden?" Fuer die Untersuchung wurde in der Hauptsache die klinische Methode von Piaget angewendet. Zu Grunde liegen die Loesungen, welche die Kinder vorgebracht haben, weiterhin photographische Aufnahmen dieser Loesungen, Photographien der Kinder bei der Anwendung des Materials, Tonbandaufnahmen der Unterhaltung der Kinder waehrend ihrer Taetigkeit, und die Beobachtung der Verfasserin der Kinder bei ihrer Taetigkeit. Die herangezogene Literatur waren in der Hauptsache Werke von Piaget unter besonderem Bezug auf das von Piaget und seinen Mitarbeitern neuherausgegebene werk "Das Moegliche und das Notwendige". Die gefundenen Daten wurden nach der Methode von Piaget der Klassifizierung des Benehmens der Kinder im Alter der Entwicklung behandelt. Die Ergebnisse der Untersuchung kann man in zwei Gruppen aufteilen: a.) Begrenzte Folgerungen, die sich direkt auf das Material und dessen verschiedene Eigenschaften beziehen und deshalb eine Verallgemeinerung nicht ermoeglichen. Diese Gruppe teilt sich in zwei Kategorien, die sich auf das verwandte Spielmaterial beziehen: 1.) Material ohne Einsetzmoeglichkeiten welche das Erscheinen des "Moeglichen" beguenstigen, und 2.) Material mit Einzetzmoeglichkeiten, welche das Erscheinen des "Notwendigen" erfordern. b.) Allgemeine Folgerungen, die zu folgendem Schluss fuehren: "Kinder zwischen 5 bis 6 Jahre koennen zum Begriff des "Notwendigen" kommen und manche erreichen es. Jedoch bleiben die Kinder im Allgemeinen noch beim Verstaendnis des "Moeglichen". Im Allgemeinen erreichen die Kinder bessere Erfolge gemaess der Schluesselfrage: "Was koennt Ihr mit diesem Material machen?". ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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