Um olhar caleidoscópico sobre as representações culturais de corpo
View/ Open
Date
1998Advisor
Academic level
Master
Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação trata das representações culturais de corpo, dentro do campo dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista que incorpora as contribuições de Michel Foucault acerca do discurso e da constituição do sujeito. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa fundada em pressupostos etnográficos (observação-participante), realizada em uma sala de aula de ciêndas de um curso de supletivo de primeiro grau, noturno, voltado para o atendimento de trabalhadores ...
Esta dissertação trata das representações culturais de corpo, dentro do campo dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista que incorpora as contribuições de Michel Foucault acerca do discurso e da constituição do sujeito. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa fundada em pressupostos etnográficos (observação-participante), realizada em uma sala de aula de ciêndas de um curso de supletivo de primeiro grau, noturno, voltado para o atendimento de trabalhadores/as metalúrgicos/as. A análise consistiu em problematizar alguns dos discursos que operaram na constituição dos corpos destes sujeitos, buscando dissecar/tornar visíveis as práticas de significação que os constituíram. O diário de campo cunhado durante minha estada junto a este grupo foi analisado com um texto (discurso), do qual extraí, como resultado das sucessivas operações que realizei a partir dos referenciais teóricos empregados, três eixos de análise. Eles dizem respeito às temáticas relacionadas a "corpo e gênero" (a beleza feminina como um modo de constituir a mulher, por dentro e por fora), a "corpo e 'raça'" (a supremacia branca que se encarna nos corpos/identidades negros/as) e a "corpo e trabalho" (visto a partir da repetição do movimento, do envelhecimento e da dor). Realizo, também, uma reflexão acerca das direções tomadas pelo trabalho ao longo de seu desenvolvimento e aponto as possíveis contribuições que ele pode oferecer para o estudo do corpo. ...
Abstract
This Essay refers to the cultural representations of the body in the fleld of Cultural Studies, in a post-structuralist perspective that includes Michel Foucault's contributions about the constitutions of the subject. The empiric material was developed throughout a research based on ethnographic presuppositions (observation - partidpant), which has taken place in a Science class of an elementary night course for steel workers (men and women). The analysis consisted of questioning some of the di ...
This Essay refers to the cultural representations of the body in the fleld of Cultural Studies, in a post-structuralist perspective that includes Michel Foucault's contributions about the constitutions of the subject. The empiric material was developed throughout a research based on ethnographic presuppositions (observation - partidpant), which has taken place in a Science class of an elementary night course for steel workers (men and women). The analysis consisted of questioning some of the discourses that h ave intluenced in the constitution of these subjects, trying to make clear the signifying practices which have been part of them. The field diary made during the time I was studying this group was analyzed with a text (discourse) in which was a result of consecutive operations stemming from theoretical referentials used, three a~es of analysis. They have to do with the thematic referring to "body and gender" (the female beauty as a way of constituting the woman, inside and outside her), "body and race" (the white supremacy embodied in the bodies/negroes identities) and the "body and work" (from the point of view of movement repetition, aging and pain). I also reflect on the directions taken by the work over its development and point out possible contributions that it can offer to the study of the body. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7581)Education (2540)
This item is licensed under a Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)