escrituração escolar no Litoral Norte do Rio Grande do Sul : (im)possibilidades de pesquisa histórica nos arquivos públicos
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da relevância do espaço do arquivo na perspectiva da pesquisa em história da educação. Foram examinados quatro arquivos públicos localizados no município de Osório - Rio Grande do Sul, nos quais realizou-se um levantamento da documentação ainda preservada. O foco das reflexões está no processo de acesso aos arquivos, bem como diálogo com diversos autores acerca das condições dos espaços dos arquivos, bem como de seus acervos. Para isso, estabele ...
O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da relevância do espaço do arquivo na perspectiva da pesquisa em história da educação. Foram examinados quatro arquivos públicos localizados no município de Osório - Rio Grande do Sul, nos quais realizou-se um levantamento da documentação ainda preservada. O foco das reflexões está no processo de acesso aos arquivos, bem como diálogo com diversos autores acerca das condições dos espaços dos arquivos, bem como de seus acervos. Para isso, estabelece diálogos com autoras tais como Maria Celi Chaves Vasconcellos, Diana Vidal e Dóris Bittencourt Almeida. Para elaborar um instrumento de pesquisa para cada um dos arquivos visitados, organizando a documentação disponibilizada em cada um, utilizou-se como referencial Carlos Bacellar. Foram localizados documentos referentes aos séculos 20 e 21, entre atas de resultados finais, diários de classe, livros ponto e outros registros da vida discente e docente. O levantamento visou viabilizar o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores que se proponham a pensar a educação, seus sujeitos e processos no âmbito do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License