Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorViana, Maria Vitória Longopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-08T04:50:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/242109pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da relevância do espaço do arquivo na perspectiva da pesquisa em história da educação. Foram examinados quatro arquivos públicos localizados no município de Osório - Rio Grande do Sul, nos quais realizou-se um levantamento da documentação ainda preservada. O foco das reflexões está no processo de acesso aos arquivos, bem como diálogo com diversos autores acerca das condições dos espaços dos arquivos, bem como de seus acervos. Para isso, estabelece diálogos com autoras tais como Maria Celi Chaves Vasconcellos, Diana Vidal e Dóris Bittencourt Almeida. Para elaborar um instrumento de pesquisa para cada um dos arquivos visitados, organizando a documentação disponibilizada em cada um, utilizou-se como referencial Carlos Bacellar. Foram localizados documentos referentes aos séculos 20 e 21, entre atas de resultados finais, diários de classe, livros ponto e outros registros da vida discente e docente. O levantamento visou viabilizar o trabalho de pesquisadoras e pesquisadores que se proponham a pensar a educação, seus sujeitos e processos no âmbito do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectArquivo públicopt_BR
dc.titleescrituração escolar no Litoral Norte do Rio Grande do Sul : (im)possibilidades de pesquisa histórica nos arquivos públicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144641pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples