Gênero e amor romântico na Turma da Mônica Jovem
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo analisa como as Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica Jovem constroem representações de gênero e amor romântico, subjetivando cultural e historicamente identidades masculinas e femininas e seus atravessamentos com a sexualidade. Para tal, ancorei esse estudo na teoria pós-estruturalista que resiste à pretensão de operar com a “verdade”, pois considera que esta depende do contexto histórico. Utilizei como ferramentas de análise os conceitos de gênero, representação, juventude, s ...
Este estudo analisa como as Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica Jovem constroem representações de gênero e amor romântico, subjetivando cultural e historicamente identidades masculinas e femininas e seus atravessamentos com a sexualidade. Para tal, ancorei esse estudo na teoria pós-estruturalista que resiste à pretensão de operar com a “verdade”, pois considera que esta depende do contexto histórico. Utilizei como ferramentas de análise os conceitos de gênero, representação, juventude, sexualidade e cultura visual. Selecionei para esse exame, as revistas de número 4 e 5 do ano de 2008, onde as questões do amor romântico e as construções de gênero são evidentes. Este trabalho questiona e reflete sobre as práticas e as relações amorosas e de gênero na contemporaneidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License