Gênero e amor romântico na Turma da Mônica Jovem
dc.contributor.advisor | Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Helena Maria Forgiarini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-29T04:17:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/24177 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo analisa como as Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica Jovem constroem representações de gênero e amor romântico, subjetivando cultural e historicamente identidades masculinas e femininas e seus atravessamentos com a sexualidade. Para tal, ancorei esse estudo na teoria pós-estruturalista que resiste à pretensão de operar com a “verdade”, pois considera que esta depende do contexto histórico. Utilizei como ferramentas de análise os conceitos de gênero, representação, juventude, sexualidade e cultura visual. Selecionei para esse exame, as revistas de número 4 e 5 do ano de 2008, onde as questões do amor romântico e as construções de gênero são evidentes. Este trabalho questiona e reflete sobre as práticas e as relações amorosas e de gênero na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relação de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Representação cultural | pt_BR |
dc.title | Gênero e amor romântico na Turma da Mônica Jovem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000745446 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1948)