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dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Alberto Rosapt_BR
dc.contributor.authorGiuriolo, Gisele Guerrapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-26T04:18:05Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24157pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a inserção profissional como a articulação de dois componentes importantes no processo de socialização, o trabalho e a educação, a pesquisa realizada nessa dissertação objetivou identificar os elementos sócio-educativos que configuram a (re)inserção no mercado de trabalho de pessoas que sofreram amputação de membros. Inicialmente, realizou-se uma abordagem quantitativa a partir da revisão total de 169 prontuários de amputados protetizados pelo SUS, INSS e rede privada de saúde. A abordagem qualitativa da pesquisa ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais do centro de reabilitação profissional do INSS/POA e aplicação da técnica do discurso do sujeito coletivo nas entrevistas com amputados gaúchos protetizados em Porto Alegre. Identificaram-se aspectos comuns nas falas dos entrevistados, relacionados à preponderância da protetização no processo de reabilitação e à relevância de retomar a atividade profissional, ainda que informalmente, para resgate da autoestima e reinclusão social, conferindo à (re)inserção profissional um papel terapêutico, além de sobrevivência. A inserção profissional é propulsionada pelas redes sociais informais, em que os contatos são peculiarmente importantes no acesso a informações sobre as vagas de trabalho, bem como as indicações para o preenchimento das mesmas. Aliás, as redes sociais aparecem como os recursos mais efetivos do que as políticas públicas afirmativas na promoção de empregabilidade. Outro aspecto significativo à (re)inserção profissional diz respeito à escolaridade, uma característica que influencia o tipo de retorno ao mercado de trabalho: quanto mais escolarizado, maior a tendência de atuação no mercado de trabalho formal, assim como a oferta de empregos por cotas reservadas a PPD´s; enquanto que para os amputados menos escolarizados, os postos de trabalho ocupados são de grande desgaste físico com base em saberes práticos, aprendidos no cotidiano de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractWhereas the occupational integration as a combination of two important components in the socialization process: the work and education, research carried out in this paper aimed to identify the social and educational elements of the (re) integration into the labor market of people who have suffered amputation of limbs. Initially, there was a quantitative approach based on the revision of 169 medical records of amputees prostheses by SUS, Social Security and private health clinics. The qualitative research took place from semi-structured interviews with professionals in the rehabilitation center professional INSS / POA and the technique of collective subject speech in interviews with amputees from Rio Grande do Sul. We identified common issues in the interviews, related to the preponderance of the prosthesis in the rehabilitation process, the importance of taking back their career, even informally, for the recovery of self-esteem and social reinsertion, giving to the (re) insertion a therapeutic role, beyond survival. The professional integration is driven by informal social networks, where contacts are uniquely important for improving access to information about job vacancies, and the information to fill them. Moreover, the social networks are resources more effective than affirmative public policies in promoting employability. Another significant aspect of (re) integration mechanisms regards to education, a characteristic that influences the type of return to the labor market: as more educated, greater tendency of activity in the formal labor market and the demand for jobs by quotas reserved for PPD´s. While for amputees less educated, the jobs are very physically demanding on the basis of practical knowledge, learned in daily work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOccupational inserctionen
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAmputeesen
dc.subjectAmputadospt_BR
dc.subjectAffirmative policiesen
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectRehabilitationen
dc.titleOs elementos sócio-educativos que figuram a (re)inserção profissional de pessoas com amputação de membrospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000744977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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