Show simple item record

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Ana Cleia Christovampt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T04:52:21Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238503pt_BR
dc.description.abstractA tese defende uma aprendizagem singular em torno da produção paradoxal de um grau zero do figurino. Ao problematizar estudos de sua produção e pensar matérias de sua criação, a presente pesquisa mostra o figurino pelo fluxo do corpo em performance. Opera nas cisões entre traje de cena e figurinos performáticos. Para isso, o grau zero do figurino se desenha a partir da perspectiva semiológica de Roland Barthes e se desdobra por meio do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Discute o que torna o grau zero do figurino, como uma obra que vai ao encontro de si mesma. A pesquisa se faz por dobras. Dobras sobre obras. Dobras sob dobras. Apresenta ondulações históricas que ora se estratificam, ora se desestratificam. Portanto, compreende o grau zero do figurino como uma dimensão ético-estética acerca dos movimentos e panos do corpo em performance. No corpo, esse agrupamento de potências, faz toda uma política. A tríade performance, figurino e aprendizagem, enquanto artistagem, com a qual a tese se compõe, mostra uma poética do corpo que vive e se inscreve em um espaço de criação, seja na sala de aula ou nas experiências artísticas da professora, compondo “efeitos de superfície” que se efetuam no corpo. O aprender na d’obra e sua força atravessa a produção sígnica do corpo, tanto em suas (des)construções quanto no prazer da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis defends a singular learning around the paradoxical production of a degree zero of the costume design. When problematizing studies of its production and thinking about materials of its creation, the present research shows the costume through the flow of the body in performance. It operates in the divisions between stage costumes and performance costumes. For this, the degree zero of the costume design is drawn from the semiological perspective of Roland Barthes and unfolds through the thought of Gilles Deleuze and Félix Guattari. It Discuss what makes the costume design degree zero, as a work that meets itself. The research is done by folds. Folds upon works. Folds under folds. It presents historical undulations that are sometimes stratified, sometimes de-stratified. Therefore, it understands the degree zero of the costume design as an ethical-aesthetic dimension about the movements and clothes of the body in performance. In the body, this grouping of strengths, makes a whole policy. The triad performance, costume and learning, with which the thesis is composed, shows a poetics of the body that lives and is inscribed in a space of creation, whether in the classroom or in the teacher's artistic experiments. Learning in the fold and its strength crosses the body's signic production, both in its (de) constructions and in the pleasure of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearnigen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectFolden
dc.subjectDegree zero costume designen
dc.subjectPerformanceen
dc.titleGrau zero do figurino : aprender na d’obrapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001140466pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record