Entre o campo acadêmico e o campo jurídico : as mudanças na trajetória dos docentes da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFRGS entre 2001 e 2017-18
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca responder quais foram as mudanças ocorridas nas trajetórias dos professores da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFRGS no período entre 2001 e 2018, uma vez que a própria estrutura dos campos sociais em que o programa está inserido se alterou. Para isso, mobiliza uma literatura que lida com a história das faculdades de direito no Brasil, a expansão da pós-graduação e o problema da dependência das pós-graduações em direito para com a prática jurídica. Utilizando-se dos ...
Este trabalho busca responder quais foram as mudanças ocorridas nas trajetórias dos professores da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFRGS no período entre 2001 e 2018, uma vez que a própria estrutura dos campos sociais em que o programa está inserido se alterou. Para isso, mobiliza uma literatura que lida com a história das faculdades de direito no Brasil, a expansão da pós-graduação e o problema da dependência das pós-graduações em direito para com a prática jurídica. Utilizando-se dos conceitos de Bourdieu e das fontes primárias fornecidas pelo trabalho de Engelmann (2004), chegou-se à conclusão que, diferentemente do observado em 2001, há um novo grupo de professores e professoras que orientam suas trajetórias de acordo com as regras do campo científico brasileiro, e não mais tão somente da prática jurídica, caracterizando uma autonomia outrora inexistente, sem romper com a origem social unitária entre esses professores. ...
Abstract
This study aims to answer what were the changes in professors of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) Law School trajectories between 2001 and 2018, once the structure of the social fields that the program interacts have changed. The study mobilizes a literature that deals with the history of brazilians law schools, the postgraduate expansion, and the problem of dependency between law schools postgraduate studies and legal practice. Using Bourdieu’s concepts and the primary data of E ...
This study aims to answer what were the changes in professors of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) Law School trajectories between 2001 and 2018, once the structure of the social fields that the program interacts have changed. The study mobilizes a literature that deals with the history of brazilians law schools, the postgraduate expansion, and the problem of dependency between law schools postgraduate studies and legal practice. Using Bourdieu’s concepts and the primary data of Engelmann’s (2004) study, this work reached the conclusion that, differently of the observed in 2001, there’s a new group of professors guiding their trajectories through scientific field rules, no longer just legal practice-oriented, featuring a new autonomy. Although, without breaking with the unitary social origin among these professors. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Curso de Ciências Jurídicas e Sociais.
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