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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Maurício da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T04:36:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236363pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado em Educação é um ensaio sobre a história do Centro de Referência Afro-Brasileiro (CRAB), como projeto configurado pelo Movimento Negro em Porto Alegre na relação com a administração pública municipal. Objetivou-se compreender as ideias político-educativas construídas pelo protagonismo das pessoas negras no processo de monumentalização de territórios negros na cidade. Com inspiração em Leda Maria Martins proponho pensar o CRAB como um fenômeno que se realiza na qualidade de movimento espiralar. A análise do protagonismo das pessoas e grupos que se envolveram com a projeção do CRAB é realizada a partir de uma perspectiva Afroperspectivista no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais. Com pressupostos da abordagem qualitativa em Educação, a pesquisa visou promover uma associação entre momentos de entrevistas abertas, com primazia da oralidade, e momentos de análise de revisão documental, acadêmica ou própria do que foi guardado pelos movimentos sociais negros ou pelas instituições estatais da municipalidade. Conclui-se que as pessoas negras construíram, através do CRAB, ações educativas e lugares epistêmicos próprios para explicar a cidade e seus territórios na mesma. As experiências produzidas pelos agentes afro-gaúchos que constituíram as ações políticoeducativas investigadas, demonstram um potencial para desmistificar narrativas universalizantes e se somam às epistemologias polirracionais.pt_BR
dc.description.abstractThe present Master's thesis in Education is an essay on the history of the Afro-Brazilian Reference Center (CRAB), as a project configured by the Black Movement in Porto Alegre about the municipal public administration. The objective was to understand the politicaleducational ideas built by the protagonism of black people in the process of monumentalization of black territories in the city. Inspired by Leda Maria Martins, I propose to think of CRAB as a phenomenon that takes place as a spiral movement. The analysis of the protagonism of the people and groups that were involved with the projection of CRAB is carried out from an Afroperspectivist perspective in the field of Ethnic-Racial Relations Education. With assumptions of a qualitative approach in Education, the research aimed to promote an association between moments of open interviews, with the primacy of orality, and moments of analysis of documental, academic or own review of what was kept by black social movements or by state institutions in the municipality. It is concluded that black people built, through CRAB, educational actions and epistemic places of their own to explain the city and its territories in it. The experiences produced by the Afro-Gaucho agents that constituted the investigated political-educational actions demonstrate a potential to demystify universalizing narratives and add to the polyrational epistemologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento negropt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Reference Centeren
dc.subjectRelação racialpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationsen
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.titleProtagonismo negro e ações educativas configuradas no Projeto do Centro de Referência Afro-brasileiro/CRAB em Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138665pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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