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dc.contributor.advisorGomes, Erissandrapt_BR
dc.contributor.authorAvendano, Cibele Gulartpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T04:40:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235569pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o conceito de Comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul. Uma Comunicação eficiente e eficaz se impõe como uma característica indispensável no cotidiano dos trabalhadores da área da Saúde, tanto nas relações uni e multiprofissionais, quanto no processo de cuidado de pacientes, clientes e usuários do sistema único de saúde. Em algumas profissões, existem pesquisas que corroboram com essa importância, mas não foram suficientes para encaminhar efetivamente a inclusão das técnicas de Comunicação na matriz curricular dos cursos de Fonoaudiologia. Objetivo - Compreender o conceito de comunicação presente nos documentos norteadores do ensino da Fonoaudiologia, a fim de estabelecer os significados e sua relação com o ensino. Métodos - Pesquisa quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, mediante análise de conteúdo nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Perfil do Egresso contido nos Projetos Pedagógicos Curriculares, dos três cursos de Fonoaudiologia de Instituições de Ensino Superior públicas do RS. Resultados - Os cursos de graduação em Fonoaudiologia inserem em seus Projetos Pedagógicos Curriculares requerimentos mínimos baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Foi constatada, após a busca, uma ausência sistemática de estudos sobre a comunicação como competência necessária ao Fonoaudiólogo. O conceito de comunicação, tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais quanto nos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de graduação em Fonoaudiologia, tem sentidos distintos. Os sentidos variam, hora se referindo à habilidade, hora se referindo à experiência técnico-científica voltada para a intervenção dos distúrbios da comunicação humana, mas não se reportam à Comunicação como técnica necessária nas relações profissionais. Conclusão - Foi possível demonstrar com essa pesquisa que mais estudos devem ser realizados para de fato comprovar se o ensino da Comunicação se faz de fato necessário para os estudantes de Fonoaudiologia. No entanto, ficou evidente a preocupação de outros cursos de graduação na área da saúde em relação ao tema.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the concept of Communication in the education of speech therapists in public education in Rio Grande do Sul. Efficient and effective communication is an indispensable feature in the daily lives of health workers, both in uni and multi-professional relationships, as well as in process of care for patients, customers and users of the single health system. In some professions, there are studies that corroborate this importance, but they were not enough to effectively guide the inclusion of Communication techniques in the curriculum of Speech-Language Pathology courses. Objective - To understand the concept of communication present in the documents that guide the teaching of Speech-Language Pathology, in order to establish the meanings and their relationship with teaching Methods - Quali-quantitative research, exploratory and descriptive, through content analysis in the National Curriculum Guidelines and in the Graduate Profile contained in the Pedagogical Curriculum Projects, of the three Speech Therapy courses of public Higher Education Institutions in RS. Results - Undergraduate courses in Speech-Language Pathology include minimum requirements in their Pedagogical Curriculum Projects based on the National Curriculum Guidelines. After the search, a systematic lack of studies on communication was found as a necessary competence for the Speech-Language Pathologist. The concept of communication, both in the National Curriculum Guidelines and in the Pedagogical Curriculum Projects of undergraduate courses in Speech Therapy, has different meanings. The meanings vary, sometimes referring to skill, sometimes referring to the technical-scientific experience aimed at the intervention of human communication disorders, but they do not refer to Communication as a necessary technique in professional relationships. Conclusion - It was possible to demonstrate with this research that more studies should be carried out to in fact prove if the teaching of Communication is indeed necessary for Speech-Language Pathology students. However, the concern of other undergraduate courses in the health area in relation to the topic was evident.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectFonoaudiologia : Educaçãopt_BR
dc.subjectSpeech therapyen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectEducational assessmenten
dc.titleA comunicação em seus múltiplos sentidos : uma análise documental da formação pública dos fonoaudiólogos do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coVieira, Sidney Goncalvespt_BR
dc.identifier.nrb001137983pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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