Uma docência em preparação : histórias insólitas e autoficções
Fecha
2021Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Este texto propõe questionar o sujeito-docente enquanto ser de identidade fixa, imutável, enquanto Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). Para isso, opera com o fantástico de Júlio Cortázar e a morte do autor de Roland Barthes (2012) o que o texto chama de “a morte da professora”, colocando em evidência a possibilidade de um ressurgimento da mesma, enquanto identidade fictícia, através de biografemas e incidentes (Barthes, 2004a; 2005c). Texto feito a partir de uma série de emulações (Rocha, ...
Este texto propõe questionar o sujeito-docente enquanto ser de identidade fixa, imutável, enquanto Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). Para isso, opera com o fantástico de Júlio Cortázar e a morte do autor de Roland Barthes (2012) o que o texto chama de “a morte da professora”, colocando em evidência a possibilidade de um ressurgimento da mesma, enquanto identidade fictícia, através de biografemas e incidentes (Barthes, 2004a; 2005c). Texto feito a partir de uma série de emulações (Rocha, 2013), traz as memórias póstumas de uma professora em formação, que embora pouco conheça o que é ser professora, passa a habitar um bairro inusitado, ao modo de Gonçalo M. Tavares. Com isso, se depara com situações das mais diversas e costumeiras, que constituem a preparação de sua docência inexistente. ...
Abstract
This text proposes to question the subject-teacher as a being with a fixed, immutable identity, as a Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). For this, it operates with the Julio Cortázar’s fantastic and the death of the autor of Roland Barthes (2012), which the text calls as “the death of the teacher”, putting in evidence the possibility of a resurgence as a ficticious identity, through biographems and incidents (Barthes, 2004a; 2005c). Text made from a series of emulations (Rocha, 2013), it ...
This text proposes to question the subject-teacher as a being with a fixed, immutable identity, as a Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). For this, it operates with the Julio Cortázar’s fantastic and the death of the autor of Roland Barthes (2012), which the text calls as “the death of the teacher”, putting in evidence the possibility of a resurgence as a ficticious identity, through biographems and incidents (Barthes, 2004a; 2005c). Text made from a series of emulations (Rocha, 2013), it brings the posthumous memoirs of a teacher in training, which although little knows what it is to be a teacher, starts to live in an unsual neighborhood, in the manner of Gonçalo M. Tavares, when is faced with the most diverse and customary situations that constitute the preparation of her non-existent teaching. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
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