Show simple item record

dc.contributor.advisorFranzói, Naira Lisboapt_BR
dc.contributor.authorSan Segundo, Mário Augusto Correiapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-04T04:54:22Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232597pt_BR
dc.description.abstractEsta tese foca nas relações entre trabalho e educação com objetivo principal de discutir como os sentidos atribuídos ao trabalho humano repercutem na educação profissional. A pesquisa foi realizada a partir da análise de documentos institucionais do IFRS e de entrevistas de dirigentes de ensino dos cinco campi da mesma instituição, situados na região metropolitana de Porto Alegre. Os referenciais teórico-metodológicos são os do materialismo histórico e dialético. As principais categorias analisadas foram trabalho, educação profissional, contradição e luta de classes em suas mediações com o cotidiano. Também abordou conceitos teóricos como politecnia e trabalho como princípio educativo. Na análise dos documentos institucionais do IFRS, percebe-se uma orientação explícita sobre como a categoria trabalho deve ser entendida e relacionar-se com a educação profissional na instituição, que é o trabalho em seu sentido ontológico e histórico como fator fundamental para a produção e reprodução da vida em sociedade, sem resumi-lo às suas relações de mercado e formato assalariado, típicos das práticas sociais capitalistas de produção. Neste sentido, a educação profissional do IFRS não deve estar subordinada às demandas do mercado de trabalho, mas sim àquelas do mundo do trabalho, do desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental locais, geração de trabalho e renda e outras orientações relacionadas a uma educação integral, de horizonte politécnico e com o trabalho como princípio educativo. Constata-se que há uma ausência relativa do trabalho como tema relevante nas discussões cotidianas nos campi estudados, e que nesta ausência crescem posições de uma educação influenciada pelo neoliberalismo, mercantilização da educação e políticas de modernização conservadora. Discutem-se, então, as contradições e mediações nas quais parte dos próprios educadores que atuam no IFRS implementam práticas político-pedagógicas que contrastam com os objetivos institucionais. A partir da análise da categoria de luta de classes, também verifica-se que apenas ações de formação não resolveriam as contradições, pois há um processo de disputa deflagrado pelos rumos da educação profissional, que extrapolam os problemas das incompreensões, tratando-se de divergências a respeito das próprias perspectivas de sociedade, onde os projetos em disputa são o de educação profissional e mundo do trabalho na perspectiva contra-hegemônica, a partir da defesa de educação integral, politécnica e trabalho como princípio educativo e aquele que vincula a educação profissional às lógicas do mercado de trabalho, às relações assalariadas, de empregabilidade convencional em vagas de emprego já instaladas. Trata-se, pois, de projeto educacional associado à razão neoliberal, às políticas de modernização conservadora e à visão de mercantilização da educação, que tem como sentido do trabalho a sua forma mercadoria. A tese é que a política de educação profissional do IFRS está em disputa, por um grupo de educadores do próprio IF que defendem, implementam ou acabam por reproduzir posições político-pedagógicas antagônicas às da educação profissional contra-hegemônica, para a qual os IFs foram criados. Está passando desapercebido, porém, na instituição, o quanto essas formulações alteram os objetivos institucionais e os vínculos do IFRS com o mundo do trabalho, subordinando a educação profissional às lógicas de mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis focuses on the relationship between work and education with the main objective of discussing how the meanings attributed to human work affect professional education. The research was carried out based on the analysis of IFRS institutional documents and interviews with educational leaders from the five campuses of the same institution, located in the metropolitan region of Porto Alegre. The theoreticalmethodological references are those of historical and dialectical materialism. The main categories analyzed were work, professional education, contradiction and class struggle in their mediation with daily life. It also addressed theoretical concepts such as polytechnic and work as an educational principle. In the analysis of IFRS institutional documents, an explicit orientation is perceived on how the category of work should be understood and related to professional education in the institution, which is work in its ontological and historical sense as a fundamental factor for the production and reproduction of life in society, without summarizing it to its market relations and wage format, typical of capitalist social practices of production. In this sense, IFRS professional education should not be subordinated to the demands of the labor market, but to those of the world of work, local, social, economic, cultural and environmental development, job and income generation and other guidelines related to integral education, with a polytechnic horizon and with work as an educational principle. It appears that there is a relative absence of work as a relevant theme in the daily discussions on the studied campuses, and that in this absence there are growing positions of an education influenced by neoliberalism, commercialization of education and conservative modernization policies. Then, the contradictions and mediations in which part of the educators who work in IFRS implement politicalpedagogical practices that contrast with institutional objective From the analysis of the class struggle category, it also appears that only training actions would not resolve the contradictions, as there is a dispute process triggered by the directions of professional education, which extrapolate the problems of misunderstandings, dealing with divergences regarding the very perspectives of society, where the projects in dispute are the professional education and the world of work in a counter-hegemonic perspective, from the defense of integral education, polytechnic and work as an educational principle and the one that links professional education to logic of the labor market, to salaried relationships, of conventional employability in job vacancies already installed. It is, therefore, an educational project associated with neoliberal reason, with the policies of conservative modernization and with the vision of commodification of education, which has work as its merchandise form. The thesis is that the IFRS professional education policy is in dispute by a group of educators from the IF itself that defend, implement or end up reproducing political-pedagogical positions antagonistic to those of counter-hegemonic professional education, for which the IFs were created. However, it is going unnoticed in the institution how much these formulations change the institutional objectives and the links of IFRS with the world of work, subordinating professional education to market logic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectWork and educationen
dc.subjectFederal Institutesen
dc.subjectWork directionses
dc.subjectEducational policieses
dc.titleOs sentidos do trabalho na educação profissional : um estudo a partir do IFRSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001134421pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record