Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorSilva Neto, João Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-30T05:00:39Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231484pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta tese é analisar as tensões entre as concepções epistemológicas e pedagógicas, predominantes na escola, e a prática docente do professor de matemática, identificando limites e possibilidades na construção da autonomia docente. Fundamentados na epistemologia genética de Piaget, nos estudos de Becker sobre educação e construção do conhecimento e sobre epistemologia do professor de matemática, foi constituído um grupo cooperativo de oito professores licenciados ou em formação inicial. Foram realizadas duas entrevistas junto a cada um desses professores e observadas aulas de dois deles. Em relação às concepções epistemológicas, os resultados constatam que os professores mobilizam concepções em direções opostas, num movimento de polarização entre o empirismo e o apriorismo. Os ensaios construtivistas são explicitados, mas esbarram em concepções epistemológicas do senso comum. No que se refere às concepções pedagógicas, os professores descrevem o ensino de matemática fortemente envolvido em um modelo pedagógico diretivo e tecem críticas pertinentes ao modelo pedagógico não diretivo que também tem caracterizado o contexto escolar atual. No que se refere ao fazer didático-pedagógico, há uma supervalorização de métodos intuitivos em detrimento de métodos ativos, constituindo modelos pedagógicos distantes de uma pedagogia relacional. Por fim, os professores mobilizam uma concepção frágil sobre as tensões estabelecidas entre as concepções verbalizadas e as que se revelam nas atividades educativas, manifestando diferentes níveis de compreensão sobre a realidade escolar. Os avanços na compreensão dessa realidade pressupõem uma formação reflexiva e emancipadora, apontando para a necessidade de desenvolvimento de investigações que analisem a problemática investigada em outros contextos e a partir de outras perspectivas.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to analyze the tensions between the epistemological and pedagogical predominant conceptions at school, and the teaching practice of the mathematics teacher, identifying limits and possibilities in the construction of the teacher autonomy. Based on Piaget's genetic epistemology, Becker's studies on education and knowledge construction and on the epistemology of the mathematics teacher, a cooperative group of eight licensed teachers or those undergoing initial training was formed. Two interviews were carried out with each of these teachers and classes of two of them were observed. Regarding epistemological conceptions, the results show that teachers mobilize conceptions in opposite directions, in a polarization movement between empiricism and apriorism. Constructivism essays are made explicit, but they collide with epistemological conceptions of common sense. With regard to pedagogical conceptions, teachers describe the teaching of mathematics strongly involved in a directive pedagogical model and make relevant criticisms of the non-directive pedagogical model that has also characterized the current school context. With regard to the didactic-pedagogical practice, there is an overvaluation of intuitive methods to the detriment of active methods, constituting pedagogical models far from a relational pedagogy. Finally, teachers mobilize a fragile conception about the tensions established between the verbalized conceptions and the conceptions and those that are revealed in educational activities, manifesting different levels of understanding about the school reality. Advances in understanding this reality pressupose a reflective and emancipatory training, pointing to the need of the development of research which analyze the problem investigated in other contexts and from other perspectives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectConceptionsen
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectConstructivismoen
dc.subjectMath teachingen
dc.subjectRelational pedagogyen
dc.titleEnsino de matemática : concepção docente e fazer didático-pedagógicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001133070pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples