Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.contributor.authorFaustino, Graciele Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-16T04:39:36Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230855pt_BR
dc.description.abstractA tese aborda a temática da educação de surdos, inclusão e modos de subjetivação. Para tanto, traz-se como pergunta de pesquisa: como as experiências escolares em contextos educacionais inclusivos são narradas por alunos surdos? A partir dessa questão, o objetivo principal é analisar narrativas de experiências escolares de surdos em contextos educacionais inclusivos. Foram elencados, portanto, os seguintes objetivos específicos: descrever como ocorre a inclusão de alunos surdos em uma escola polo da rede estadual de ensino e no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) de Maceió/AL; investigar sobre a inclusão escolar dos alunos surdos, junto a educadores vinculados a essas instituições; discutir sobre os modos de ser surdo, conforme as narrativas de experiências de surdos, em contextos escolares inclusivos. A pesquisa foi realizada em Maceió/AL e contou com a participação de 21 alunos surdos. A produção dos materiais de pesquisa se deu por meio de entrevistas-narrativas com os alunos e de busca de informações com outros atores educacionais da escola polo e do CAS. Sob a ótica dos estudos foucaultianos e estudos surdos em Educação, recorre-se às noções de matriz de experiência e subjetivação como ferramentas teórico-conceituais, para pensar a produção dos modos de ser surdo. Para a análise das narrativas dos alunos, pensando na constituição do sujeito por intermédio das tecnologias, volta-se à discussão sobre Tecnologias do eu e Educação, como forma de analisar os processos de subjetivação engendrados na e no entorno da escola. Por meio das narrativas, os alunos sinalizaram alguns aspectos de sua escolarização, a destacar: 1) como eles se veem e são vistos em alguns espaços; 2) os distanciamentos e aproximações com a língua de sinais; 3) memórias e marcas de suas trajetórias escolares; e 4) pequenos movimentos de crítica e autocrítica. Assim sendo, pela perspectiva de que os alunos surdos apresentam, em suas narrativas, exercícios de autorreflexão sobre suas relações com os espaços inclusivos e põem em questão o que está sendo instituído como inclusão escolar, apresenta-se a tese de que o sujeito surdo incluído se constitui e é constituído a partir de práticas inclusivas, que operam segundo um governamento educacional, em que é possível destacar a experiência surda como possibilidade de resistência à compreensão da política educacional de inclusão escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis addresses the theme of deaf education, inclusion and modes of subjectivation. Therefore, it is brought up as a research question: how are school experiences in inclusive educational contexts narrated by deaf students? From this question, the main objective is to analyze narratives of deaf school experiences in inclusive educational contexts. The specific objectives are: to describe how the inclusion of deaf students occurs in a reference school in the state education system and in the Training Center for Education Professionals and Assistance to People with Deafness (CAS) in Maceió/AL; investigate about the school inclusion of deaf students, together with educators linked to these institutions; discuss about ways of being deaf, according to narratives of deaf experiences, in inclusive school contexts. The research was carried out in Maceió/AL and had the participation of 21 deaf students. The production of research materials took place through narrativeinterviews with students and the search for information with other educational actors at the school and at CAS. From the perspective of foucauldian studies and deaf studies in Education, we resort to the notions of matrix of experience and subjectivation as theoretical-conceptual tools, to think about the production of ways of being deaf. For the analysis of the students' narratives, thinking about the constitution of the subject through technologies, it turns to the discussion of Technologies of the self and Education, as a way to analyze the subjectivation processes engendered in and around the school. Through the narratives, students signaled some aspects of their schooling, highlighting: 1) how they see themselves and are seen in some spaces; 2) the distances and approximations with sign language; 3) memories and marks of their school trajectories; and 4) small movements of criticism and self-criticism. Therefore, from the perspective that deaf students present, in their narratives, exercises of self-reflection on their relations with inclusive spaces and question what is being instituted as school inclusion, the thesis that the deaf subject is included is presented. It is constituted and is constituted from inclusive practices, which operate according to an educational government, in which it is possible to identify the deaf experience as a possibility of resistance to the educational policy of school inclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectExperiências de aprendizagempt_BR
dc.subjectSubjectivationen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectInclusionen
dc.titleNarrativas tecidas em contextos educacionais inclusivos: experiências escolares de alunos surdos em Alagoaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001132511pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem