Autoestima contingente, motivação acadêmica e a relação com personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vida
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar a relação da autoestima contingente com motivação acadêmica, personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vida. Para tanto foram realizados três estudos. O primeiro estudo foi um levantamento acerca das medidas que avaliam autoestima contingente em diferentes faixas etárias. Como resultado verificou-se que a maior parte dos instrumentos foi descrita a partir de 2010, sendo que prevalecem estudos com amostras de adultos, e destes, a grande ma ...
O presente estudo teve como objetivo investigar a relação da autoestima contingente com motivação acadêmica, personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vida. Para tanto foram realizados três estudos. O primeiro estudo foi um levantamento acerca das medidas que avaliam autoestima contingente em diferentes faixas etárias. Como resultado verificou-se que a maior parte dos instrumentos foi descrita a partir de 2010, sendo que prevalecem estudos com amostras de adultos, e destes, a grande maioria foi realizada com estudantes universitários. O segundo estudo foi a adaptação e a busca de evidências de validade da Contingent Self-Esteem Scale, obtendo-se boa adequação da escala à cultura brasileira. O terceiro estudo, por sua vez, explorou a relação de autoestima contingente com motivação acadêmica, personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vida. Os resultados indicaram que o modelo que melhor explicou a associação dessas variáveis foi o de Aprovação de Outros, havendo associação negativa com otimismo, positivamente com Motivação Extrínseca e negativamente com autoestima geral, indicando mais uma vez que quando a motivação é externa ela pode acarretar potencial prejuízo nos processos de motivação para a aprendizagem e autoestima ...
Abstract
The present study aimed to investigate the relation of contingent self-esteem with academic motivation, personality, optimist, hope, and life satisfaction. For this purpose, three studies were conducted. The first was a survey of measures of contingent self esteem in different age groups. As a result, it was found that most instruments were described as of 2010, with studies including adult samples predominating, most of which were conducted with university students. The second study was the ad ...
The present study aimed to investigate the relation of contingent self-esteem with academic motivation, personality, optimist, hope, and life satisfaction. For this purpose, three studies were conducted. The first was a survey of measures of contingent self esteem in different age groups. As a result, it was found that most instruments were described as of 2010, with studies including adult samples predominating, most of which were conducted with university students. The second study was the adaption and evidence of validity of the Contingent Self-Esteem Scale, obtaining good adaption of the scale to the Brazilian culture. The third study, in turn, explored the relation of contingent self esteem with academic motivation, personality, hope and satisfaction with life. The results indicated that the model that best explained the association of these variables was the Approval of Others, with negative association with optimist, positive with extrinsic motivation, and negative with general self-esteem, indicating once again that when motivation is external, it may lead to potential processes of motivation for learning and self-esteem. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7540)Psicologia (696)
Este item está licenciado na Creative Commons License