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dc.contributor.advisorHutz, Claudio Simonpt_BR
dc.contributor.authorMarrone, Daniela Bergesch D'Incaopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T04:22:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229905pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo investigar a relação da autoestima contingente com motivação acadêmica, personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vida. Para tanto foram realizados três estudos. O primeiro estudo foi um levantamento acerca das medidas que avaliam autoestima contingente em diferentes faixas etárias. Como resultado verificou-se que a maior parte dos instrumentos foi descrita a partir de 2010, sendo que prevalecem estudos com amostras de adultos, e destes, a grande maioria foi realizada com estudantes universitários. O segundo estudo foi a adaptação e a busca de evidências de validade da Contingent Self-Esteem Scale, obtendo-se boa adequação da escala à cultura brasileira. O terceiro estudo, por sua vez, explorou a relação de autoestima contingente com motivação acadêmica, personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vida. Os resultados indicaram que o modelo que melhor explicou a associação dessas variáveis foi o de Aprovação de Outros, havendo associação negativa com otimismo, positivamente com Motivação Extrínseca e negativamente com autoestima geral, indicando mais uma vez que quando a motivação é externa ela pode acarretar potencial prejuízo nos processos de motivação para a aprendizagem e autoestimapt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the relation of contingent self-esteem with academic motivation, personality, optimist, hope, and life satisfaction. For this purpose, three studies were conducted. The first was a survey of measures of contingent self esteem in different age groups. As a result, it was found that most instruments were described as of 2010, with studies including adult samples predominating, most of which were conducted with university students. The second study was the adaption and evidence of validity of the Contingent Self-Esteem Scale, obtaining good adaption of the scale to the Brazilian culture. The third study, in turn, explored the relation of contingent self esteem with academic motivation, personality, hope and satisfaction with life. The results indicated that the model that best explained the association of these variables was the Approval of Others, with negative association with optimist, positive with extrinsic motivation, and negative with general self-esteem, indicating once again that when motivation is external, it may lead to potential processes of motivation for learning and self-esteem.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSelf-esteemen
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectAcademic motivationen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectPersonalityen
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectOptimismen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectHopeen
dc.subjectLife satisfactionen
dc.subjectOtimismopt_BR
dc.subjectEsperançapt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectSatisfação com a vidapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleAutoestima contingente, motivação acadêmica e a relação com personalidade, otimismo, esperança e satisfação de vidapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001131334pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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