Processos artísticos e educacionais (incidentais) vivenciados por mulheres travestis e transexuais do Recife e as fissuras no cis-tema
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Artistic and educational processes (incidental) experienced by transvest and transexual women from Recife and cracks in the cis-tema
Assunto
Resumo
Este trabalho lastreia-se em problematizações e possibilidades instigadas pelo trabalho artístico-gerador de Francisco Ludermir Ferreira com corpus-trans (travestis, transexuais, transgêneros) de Recife –PE, para o campo educativo. O movimento realizado foi impulsionado pelas questões: Que processos educacionais emergem das construções artísticas, vivenciados por mulheres travestis/trans, propostas por Chico Ludermir? Que desdobramentos podem ter para a educação escolarizada? Com o objetivo de ...
Este trabalho lastreia-se em problematizações e possibilidades instigadas pelo trabalho artístico-gerador de Francisco Ludermir Ferreira com corpus-trans (travestis, transexuais, transgêneros) de Recife –PE, para o campo educativo. O movimento realizado foi impulsionado pelas questões: Que processos educacionais emergem das construções artísticas, vivenciados por mulheres travestis/trans, propostas por Chico Ludermir? Que desdobramentos podem ter para a educação escolarizada? Com o objetivo de responder essas problematizações tomou-se, como material empírico a obra “A História Incompleta de Brenda e de Outras Mulheres, a intervenção artística “Mulheres: Nascer é Comprido”, ensaios fotográficos, vídeos que contam, recontam e releem o que foi produzido pelo artista a partir da escuta sensível de 11 mulheres em corpus-trans. Além destes, analisou-se entrevistas e matérias de revistas e jornais sobre a obra e as mulheres retratadas nela. Guiados pela cartografia dos descostumes observamos espaços e dispositivos que servem aos indivíduos homogeneizados pelo cis-tema heteronormativo, mas que também se constituem em espaços onde os corpos, considerados abjetos, fazem fricção com o cis-tema. Em última instância, a ideia consistiu em problematizar a potência dos corpos-trans para a emergência de novos movimentos educacionais com base na vida. Nessa perspectiva, a presente tese propõe o conceito de Processos Educacionais Incidentais que, percebidos no trabalho artístico-gerador de Chico Ludermir, compreende fluxos atemporais, sem lugar específico ou ordenáveis vinculados a potências percebidas no estado de coisas que se articula à educação. Assim, a tese define-se pela busca, pelos estranhamentos, fricções e ranhuras entre corpos, no caso, corpus-trans femininos limando e sendo limado por corpos divergentes que desembocam em um material empírico artístico não-formal que se traduzem em processos educacionais incidentais. Apostamos que, lá onde o cis-tema bloqueia os fluxos dos devires-transexuais, a educação incidental trans-dialógica arromba e se mostra em potência. A educação incidental aparece sempre que se percebe-se a fricção de experiências, a divergência entre corpos e a desestabilização da subjetividade pelo viés de uma educação para a diferença e para a vida vivida, uma vez que traz em seu cartografar percepções do mundo, diferentes subjetividades, seus efeitos e o deslocamento do pensamento para formas não homogeneizantes. ...
Abstract
This work is based on problematizations and possibilities instigated by the artistic-generating work of Francisco Ludermir Ferreira with corpus-trans (transvestites, transsexuals, transgender) from Recife -PE, for the educational field. The movement was driven by the questions: What educational processes emerge from the artistic constructions experienced by transvestite/trans women, proposed by Chico Ludermir? What developments can it have for schooleducation? In order to answer these problemat ...
This work is based on problematizations and possibilities instigated by the artistic-generating work of Francisco Ludermir Ferreira with corpus-trans (transvestites, transsexuals, transgender) from Recife -PE, for the educational field. The movement was driven by the questions: What educational processes emerge from the artistic constructions experienced by transvestite/trans women, proposed by Chico Ludermir? What developments can it have for schooleducation? In order to answer these problematizations, the work "The Incomplete History of Brenda and Other Women" was taken as empirical material, the artistic intervention "Mulheres: Nascer é Comprido", photographic essays, videos that tell, recount and recount what was produced by the artist from the sensitive listening of 11 women in corpus-trans. In addition to these, interviews and articles from magazines and newspapers about the work and the women portrayed in it were analyzed. Guided by the cartography of unaccustom, we observed spaces and devices that serve individuals homogenized by the heteronormative cis-theme, but which also constitute spaces where bodies, considered abject, friction with the cis-tema. Ultimately, the idea consisted of problematizing the power of trans bodies for the emergence of new educational movements based on life. In this perspective, this thesis proposes the concept of Incidental Educational Processes that, perceived in Chico Ludermir's artistic-generating work, comprises timeless flows, with no specific or orderable place linked to perceived powers in the state of things that are articulated to education. Thus, the thesis is defined by the search, for the strangeness, frictions and grooves between bodies, in this case, corpus-trans females limating and being filed by divergent bodies that result in a non-formal empirical artistic material that translate sinto incidental educational processes. We bet that, where the cis-theme blocks the flows of transsexual devires, trans-dialogical incidental education breaks down and is shown to be in power. Incidental education appears whenever one perceives the friction of experiences, the divergence between bodies and the destabilization of subjectivity through the bias of an education for difference and life lived, since it brings in its cartograph perceptions of the world, different subjectivities, its effects and the displacement of thought to non-homogenizing forms. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2563)
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