Letramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animado
View/ Open
Date
2020Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta produção acadêmica (1), diz respeito a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2). As ideias a serem desenvolvidas partem de minhas reflexões durante a Iniciação Científica, orientada pela Profª Drª Marília Forgearini Nunes. O tema desta pesquisa é a mediação de desenhos animados como textos a serem lidos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas ao letramento visual a partir de um planejam ...
Esta produção acadêmica (1), diz respeito a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2). As ideias a serem desenvolvidas partem de minhas reflexões durante a Iniciação Científica, orientada pela Profª Drª Marília Forgearini Nunes. O tema desta pesquisa é a mediação de desenhos animados como textos a serem lidos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas ao letramento visual a partir de um planejamento didático dentro do modelo de sequência didática. O meu objeto de análise é o desenho animado Irmão do Jorel (2014), de Juliano Enrico e a sua mediação pedagógica no 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste trabalho é ampliar a discussão sobre o letramento audiovisual e as possibilidades didáticas a partir do desenho animado como recurso. Esta pesquisa pretende responder à questão: “como organizar uma sequência didática a partir de um desenho animado para oportunizar o letramento audiovisual?”. Essa pergunta é motivada pelo fato de que as crianças são grandes consumidoras desses textos sincréticos, portanto, incluílas como recurso didático voltado ao desenvolvimento da leitura pode ser uma ação que possibilitará o desenvolvimento da criticidade, da sensibilidade estética e do seu letramento audiovisual. Em relação à sua metodologia, essa pesquisa se classifica como de natureza básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Também utiliza procedimentos da pesquisa bibliográfica. A análise do episódio, a partir da semiótica discursiva e da semiótica plástica, proporcionou um momento de exercício de olhar atento ao texto sincrético do desenho animado. Esse olhar atento foi o percurso para o desenvolvimento da sequência didática que possibilitou colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da análise do episódio. Assim, o trabalho apresenta uma proposta de interação mediada que inicia seu planejamento na análise do gênero audiovisual para em seguida planejar a mediação com foco na promoção da sensibilidade estética em uma prática de letramento visual voltada a crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License