Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorMartini, Júlia Soarespt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:24:39Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224308pt_BR
dc.description.abstractEsta produção acadêmica (1), diz respeito a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2). As ideias a serem desenvolvidas partem de minhas reflexões durante a Iniciação Científica, orientada pela Profª Drª Marília Forgearini Nunes. O tema desta pesquisa é a mediação de desenhos animados como textos a serem lidos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com vistas ao letramento visual a partir de um planejamento didático dentro do modelo de sequência didática. O meu objeto de análise é o desenho animado Irmão do Jorel (2014), de Juliano Enrico e a sua mediação pedagógica no 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste trabalho é ampliar a discussão sobre o letramento audiovisual e as possibilidades didáticas a partir do desenho animado como recurso. Esta pesquisa pretende responder à questão: “como organizar uma sequência didática a partir de um desenho animado para oportunizar o letramento audiovisual?”. Essa pergunta é motivada pelo fato de que as crianças são grandes consumidoras desses textos sincréticos, portanto, incluílas como recurso didático voltado ao desenvolvimento da leitura pode ser uma ação que possibilitará o desenvolvimento da criticidade, da sensibilidade estética e do seu letramento audiovisual. Em relação à sua metodologia, essa pesquisa se classifica como de natureza básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Também utiliza procedimentos da pesquisa bibliográfica. A análise do episódio, a partir da semiótica discursiva e da semiótica plástica, proporcionou um momento de exercício de olhar atento ao texto sincrético do desenho animado. Esse olhar atento foi o percurso para o desenvolvimento da sequência didática que possibilitou colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da análise do episódio. Assim, o trabalho apresenta uma proposta de interação mediada que inicia seu planejamento na análise do gênero audiovisual para em seguida planejar a mediação com foco na promoção da sensibilidade estética em uma prática de letramento visual voltada a crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.titleLetramento audiovisual: análise, planejamento e Mediação a partir de um desenho animadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001128698pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples