Aprendizagem matemática através de situações emergentes do cotidiano: relatos de experiência
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
trabalho tem por objetivo relatar as experiências de uma acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia se constituindo professora em formação inicial, enquanto trabalha como auxiliar de professora em escolas da rede privada da cidade de Porto Alegre. A pesquisa tem o intuito de apresentar atividades de educação matemática que foram realizadas no período de 2017 a 2020 com alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que tange a abordagem de situações que ...
trabalho tem por objetivo relatar as experiências de uma acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia se constituindo professora em formação inicial, enquanto trabalha como auxiliar de professora em escolas da rede privada da cidade de Porto Alegre. A pesquisa tem o intuito de apresentar atividades de educação matemática que foram realizadas no período de 2017 a 2020 com alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que tange a abordagem de situações que emergem do cotidiano. A pesquisa foi qualitativa, no formato de narrativa autobiográfica, utilizando para a produção de dados as memórias da autora e registros em fotos e quadros. O referencial teórico e a análise dos dados estão pautados em referências que abordam a formação de professores e educação matemática fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural. A narrativa está apoiada nas reflexões sobre as práticas mais significativas sendo dividida em três categorias, a saber: uma breve contextualização das escolas, um olhar para o ensino da matemática nesses espaços, e, por último, vendo a matemática de um modo diferente. Em cada uma dessas categorias também são apresentadas as contribuições teóricas de autores estudados na produção deste trabalho de curso. Por fim, destaca-se como resultado da pesquisa a compreensão de diferentes modos de ensinar matemática aos alunos e assim a importância e necessidade de a professora estudar, organizar o ensino intencionalmente, e pautar atividades de ensino em situações emergentes do cotidiano que possam contextualizar o que vai ser ensinado, especialmente o conhecimento matemático.. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1360)
Este item está licenciado na Creative Commons License