Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPozebon, Simonept_BR
dc.contributor.authorLarratéa, Isabelle Munarettipt_BR
dc.date.accessioned2021-07-21T04:24:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/224303pt_BR
dc.description.abstracttrabalho tem por objetivo relatar as experiências de uma acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia se constituindo professora em formação inicial, enquanto trabalha como auxiliar de professora em escolas da rede privada da cidade de Porto Alegre. A pesquisa tem o intuito de apresentar atividades de educação matemática que foram realizadas no período de 2017 a 2020 com alunos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que tange a abordagem de situações que emergem do cotidiano. A pesquisa foi qualitativa, no formato de narrativa autobiográfica, utilizando para a produção de dados as memórias da autora e registros em fotos e quadros. O referencial teórico e a análise dos dados estão pautados em referências que abordam a formação de professores e educação matemática fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural. A narrativa está apoiada nas reflexões sobre as práticas mais significativas sendo dividida em três categorias, a saber: uma breve contextualização das escolas, um olhar para o ensino da matemática nesses espaços, e, por último, vendo a matemática de um modo diferente. Em cada uma dessas categorias também são apresentadas as contribuições teóricas de autores estudados na produção deste trabalho de curso. Por fim, destaca-se como resultado da pesquisa a compreensão de diferentes modos de ensinar matemática aos alunos e assim a importância e necessidade de a professora estudar, organizar o ensino intencionalmente, e pautar atividades de ensino em situações emergentes do cotidiano que possam contextualizar o que vai ser ensinado, especialmente o conhecimento matemático..pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAprendizagem matemática através de situações emergentes do cotidiano: relatos de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001128595pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples