Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFarenzena, Nalúpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Wellyngton Chaves Monteiro dapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T04:24:55Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223060pt_BR
dc.description.abstractO tema desta Tese é a implementação do Programa Escola 10, de Alagoas, um pacto pela educação, de iniciativa do governo estadual, unindo estado e municípios, e que objetiva garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federativos envolvidos. De abordagem qualitativa, para a realização da pesquisa, lançou-se mão da pesquisa documental e bibliográfica, que auxiliou nas análises de questões relacionadas ao Programa Escola 10. O trabalho de campo foi desenvolvido em dois municípios do Estado de Alagoas, sua capital, Maceió, e Arapiraca, considerando tanto a disposição geográfica quanto a situação econômica e política de ambos. O problema de pesquisa é “Como se dá a implementação do Escola 10 como política indutora da melhoria dos índices educacionais do estado e municípios alagoanos e suas inter-relações com a proposta originalmente formulada?” e o objetivo geral é “compreender a implementação do Programa Escola 10 a partir dos agentes implementadores e do diálogo entre o que está formulado e o que efetivamente está sendo executado e seus reflexos na melhoria dos índices educacionais do estado e municípios”. Para situar o Programa Escola 10 num marco contextual abrangente, foi construída uma caracterização político-econômica e educacional do Estado de Alagoas, bem como uma descrição densa de sua regulamentação, processos de formulação e implantação. Na análise da implementação, foram definidas quatro categorias de análise: concepções sobre a política; processo de formulação da política; atores da implementação; relações político-administrativas na implementação. Os resultados encontrados revelam que a política é resultado de uma formulação concebida sem qualquer diálogo com as bases, inclusive os atores diretamente responsáveis pela implementação, contando apenas com a participação da Fundação Lemann, uma instituição privada que vem ocupando espaço e definindo os rumos da educação pública do estado. Ainda há que se considerar que é um Programa que surge de forma atípica, sendo lançado sem qualquer documento que formalize sua estrutura de funcionamento. A Lei que o criou surge quase dois anos depois do seu lançamento, incompleta, e o plano do Programa vai sendo formulado ao longo do processo de implementação, ao ponto que, mais de quatro anos após o seu lançamento, ainda existem questões básicas a serem definidas, a exemplo da valorização profissional, vertente em que a política é completamente omissa. O Escola 10 busca cumprir com o seu propósito de elevar os indicadores educacionais, mas há que se destacar a perspectiva gerencialista em que se insere, o que compromete a democratização da gestão e outros avanços até então conquistados para a educação pública do estado.pt_BR
dc.description.abstractEl tema de la presente Tesis es la implementación del Programa Escola 10, de Alagoas, un pacto por la educación, de iniciativa del gobierno estadual, uniendo estado y municipios, y que tiene como objetivo garantizar los derechos de aprendizaje de los estudiantes, fortaleciendo el régimen de colaboración entre los entes federativos involucrados. De abordaje cualitativo, para su realización, se recurrió a la investigación documental y bibliográfica, que auxilió en el análisis de cuestiones relacionadas al Programa Escola 10. El trabajo de campo fue desarrollado en dos municipios del Estado de Alagoas, su capital, Maceió, y Arapiraca, tomando en consideración tanto la disposición geográfica como la situación económica y política de cada uno de ellos. El problema de investigación es "¿Cómo se desarrolla la implementación de Escola 10 como política impulsora de la mejora de los índices educativos del estado y municipios alagoanos y sus interrelaciones con la propuesta originalmente formulada?" y el objetivo general es "comprender la implementación del Programa Escola 10 a partir de los agentes implementadores y del diálogo entre lo que está formulado y lo que efectivamente está siendo ejecutado y sus reflejos en la mejora de los índices educativos del estado y municipios". Para situar al Programa Escola 10 en un marco contextual amplio, fue construida una caracterización político-económica y educativa del Estado de Alagoas, así como una descripción densa de su reglamentación, procesos de formulación e implantación. En el análisis de su implementación, fueron definidas cuatro categorías de análisis: concepciones sobre la política; proceso de formulación de la política; actores de la implementación; relaciones político-administrativas en la implementación. Los resultados encontrados revelan que la política es resultado de una formulación concebida sin cualquier diálogo con las bases, ni siquiera con los actores directamente responsables de su implementación, contando apenas con la participación de la Fundación Lemann, una institución privada que viene ocupando espacio y definiendo los rumbos de la educación pública del estado. Aún es necesario considerar que se trata de un Programa que surge de manera atípica, siendo lanzado sin ningún documento que formalice su estructura operativa. La Ley que la creó llega casi dos años después de su lanzamiento, incompleta, y el plan de programa se está formulando a lo largo del proceso de implementación, al punto que, más de cuatro años después de su lanzamiento, aún quedan cuestiones básicas por definir, como la valoración profesional, donde la política se omite por completo. El Programa Escola 10 busca cumplir con su propósito de elevar los indicadores educativos, al tiempo que su inscripción en la perspectiva gerencialista compromete la democratización de la gestión y otros avances conquistados en la educación pública del estado.es
dc.description.abstractThe theme of this Thesis is the implementation of the Escola 10 Program, in Alagoas, a pact for education, an initiative of the state government, uniting state and municipalities, and which aims to guarantee the students' learning rights, strengthening the collaboration regime between the entities federations involved. Of a qualitative approach, in order to carry out the research, documental and bibliographic research was used, which helped in the analysis of issues related to the Escola 10 Program. The fieldwork was carried out in two municipalities in the State of Alagoas, its capital, Maceió, and Arapiraca, considering both the geographic layout and the economic and political situation of both. The research problem is “How does the implementation of Escola 10 take place as a policy to improve the educational indexes of the state and municipalities in Alagoas and their interrelations with the proposal originally formulated?” and the general objective is “to understand the implementation of the Escola 10 Program from the implementing agents and from the dialogue between what is formulated and what is actually being carried out and its reflexes in the improvement of the educational indexes of the state and municipalities”. In order to place the Escola 10 Program in a comprehensive contextual framework, a political-economic and educational characterization of the State of Alagoas was built, as well as a dense description of its regulation, formulation and implementation processes. In the analysis of the implementation, four categories of analysis were defined: conceptions about the policy; policy formulation process; actors in the implementation; political-administrative relations in the implementation. The results found reveal that the policy is the result of a formulation conceived without any dialogue with the bases, including the actors directly responsible for implementation, with only the participation of the Lemann Foundation, a private institution that has been occupying space and defining the direction of public education of the state. It still has to be considered that it is a Program that appears in an atypical way, being launched without any document that formalizes its functioning structure. The Law that created it appears almost two years after its launch, incomplete, and the Program plan is being formulated throughout the implementation process, to the point that, more than four years after its launch, there are still basic questions to be defined, such as professional development, in which the policy is completely silent. Escola 10 seeks to fulfill its purpose of raising educational indicators, but the managerial perspective in which it is inserted must be highlighted, which compromises the democratization of management and other advances achieved so far for public education in the state.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas Públicas de Educaciónes
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPrograma Escola 10es
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducación Básica Pública en Alagoases
dc.subjectImplementación de políticas públicases
dc.subjectGerencialismoes
dc.subjectPublic Education Policiesen
dc.subjectEscola 10 Programen
dc.subjectBasic Public Education in Alagoasen
dc.subjectImplementation of public policiesen
dc.subjectManagerialismen
dc.titleUma análise do programa escola 10 como política pública educacional para o estado de Alagoaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001127575pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples