Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorMendieta, Isadora Charãopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T04:24:27Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/223046pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem por objetivo mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores é abordada pelo caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com foco em mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores são visibilizadas no caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do PNAIC Educação Infantil A análise realizada foi organizada em três eixos: 1) Leitura de Mundo: O leitor e a linguagem; 2) Leitura de Livros: O planejamento da leitura na Educação Infantil; 3) Leitura do Leitor Ouvinte: O início da formação do sujeito leitor com os livros. A leitura é ação presente em uma sociedade em que grande parte das interações ocorrem por meio da linguagem verbal escrita. Na vida das crianças, a leitura pode ser inserida de modo mais sistemático a partir da Educação Infantil, com propostas significativas, qualificadas e variadas. As considerações finais apontam que o professor é precursor no desenvolvimento infantil e, precisa de uma formação significativa para proporcionar às crianças leituras prazerosas, divertidas, com desejo por descobertas e novos aprendizados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.titleCrianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001127625pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples