Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta monografia tem por objetivo mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores é abordada pelo caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com foco em mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores são visibilizadas no caderno de formação de professores “Crianças com ...
Esta monografia tem por objetivo mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores é abordada pelo caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com foco em mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores são visibilizadas no caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do PNAIC Educação Infantil A análise realizada foi organizada em três eixos: 1) Leitura de Mundo: O leitor e a linguagem; 2) Leitura de Livros: O planejamento da leitura na Educação Infantil; 3) Leitura do Leitor Ouvinte: O início da formação do sujeito leitor com os livros. A leitura é ação presente em uma sociedade em que grande parte das interações ocorrem por meio da linguagem verbal escrita. Na vida das crianças, a leitura pode ser inserida de modo mais sistemático a partir da Educação Infantil, com propostas significativas, qualificadas e variadas. As considerações finais apontam que o professor é precursor no desenvolvimento infantil e, precisa de uma formação significativa para proporcionar às crianças leituras prazerosas, divertidas, com desejo por descobertas e novos aprendizados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1370)
Este item está licenciado na Creative Commons License