Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendieta, Isadora Charão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T04:24:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/223046 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem por objetivo mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores é abordada pelo caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com foco em mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores são visibilizadas no caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do PNAIC Educação Infantil A análise realizada foi organizada em três eixos: 1) Leitura de Mundo: O leitor e a linguagem; 2) Leitura de Livros: O planejamento da leitura na Educação Infantil; 3) Leitura do Leitor Ouvinte: O início da formação do sujeito leitor com os livros. A leitura é ação presente em uma sociedade em que grande parte das interações ocorrem por meio da linguagem verbal escrita. Na vida das crianças, a leitura pode ser inserida de modo mais sistemático a partir da Educação Infantil, com propostas significativas, qualificadas e variadas. As considerações finais apontam que o professor é precursor no desenvolvimento infantil e, precisa de uma formação significativa para proporcionar às crianças leituras prazerosas, divertidas, com desejo por descobertas e novos aprendizados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa | pt_BR |
dc.title | Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001127625 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)