Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiacomuzzi, José Guilhermept_BR
dc.contributor.authorNuñez, Juliana Diaspt_BR
dc.date.accessioned2021-05-22T04:42:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221385pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como propósito investigar os parâmetros elencados pela jurisprudência ao analisar a constitucionalidade e/ou viabilidade de delegação do poder de polícia de trânsito em favor de empresas públicas criadas por lei com esse propósito específico – tratando-se, mais detidamente, do caso da Empresa Pública de Transporte e Circulação S/A (EPTC), de titularidade do Município de Porto Alegre, e marginalmente de demais casos correlatos de repercussão local e nacional no enfrentamento da matéria. Nesse sentido, a metodologia de pesquisa adotada consiste, essencialmente, em análise jurisprudencial dos principais julgados do Tribunal de Justiça do RS no enfrentamento da matéria, tendo em vista ser o grande responsável pelo controle concentrado de constitucionalidade perante leis locais, e também dos casos paradigmáticos enfrentados pelo Supremo Tribunal Federal frente a casos correlatos de repercussão geral. Ao final, analisados os principais argumentos e padrões seguidos pelas Cortes no enfrentamento do problema, concluiu-se não existir óbice frente ao exercício do poder de polícia de trânsito em favor da EPTC, embora existam limites a serem respeitados, haja vista a especial consideração ao julgamento do Recurso Extraordinário nº 658.570/MG e às expectativas frente à resolução do Tema nº 532 da Repercussão Geral do Supremo Tribunal Federal, com o julgamento do Caso BHTRANS.pt_BR
dc.description.abstractThe current research has the purpose of investigating the parameters ranked by Brazilian Courts precedents when analyzing whether the delegation of police power in benefit of public companies created specifically for this matter is, or not, constitutional and/or doable – specially taking EPTC as the leading case for the confrontation of the topic under analysis. Therefore, the research method applied to this study essentially consists on examining jurisprudential precedents of the State Court of Rio Grande do Sul, in charge of the centered constitutionality control for local acts, as well as the correlate and paradigmatic cases confronted by Brazilian’s Supreme Court that face the subject matter of this study. At the end, after the analysis of the main arguments and the patterns followed by both Courts, it is possible to conclude that the delegation of police power in benefit of EPTC would not face too many barriers, though there are a few limits that must be respected, considering the result of the Extraordinary Appeal nº 658.570/MG and the current expectations towards the judgement of the Supreme Court’s 532nd General Repercussion Theme, through the decision-making of BHTRANS case.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpresa Pública de Transporte e Circulaçãopt_BR
dc.subjectEPTCen
dc.subjectBHTRANSen
dc.subjectEmpresa públicapt_BR
dc.subjectDelegationen
dc.subjectPoder de policiapt_BR
dc.subjectPolice poweren
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectTrafficen
dc.subjectPublic companyen
dc.subjectConstitutionalityen
dc.subjectControlen
dc.subjectCity of Porto Alegreen
dc.subjectGeneral repercussionen
dc.subjectBrazilian’s Supremeen
dc.titleDelegabilidade do poder de polícia municipal de trânsito em favor de empresas públicas : o caso EPTCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125763pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples