Ensino remoto emergencial e transtorno do espectro autista : uma análise sobre lives realizadas durante a pandemia de COVID-19
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
No contexto da pandemia de Covid-19, que teve início no Brasil no começo do ano de 2020, tornou-se necessário o isolamento social e, com isso, ocorreram mudanças bruscas no cotidiano familiar, laboral e escolar. Neste trabalho, interessam as modificações que se fizeram necessárias no contexto escolar por meio da implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A presente pesquisa se configura como uma análise audiovisual, com foco em 10 lives que debatem os impacto da pandemia de COVID-19 na v ...
No contexto da pandemia de Covid-19, que teve início no Brasil no começo do ano de 2020, tornou-se necessário o isolamento social e, com isso, ocorreram mudanças bruscas no cotidiano familiar, laboral e escolar. Neste trabalho, interessam as modificações que se fizeram necessárias no contexto escolar por meio da implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A presente pesquisa se configura como uma análise audiovisual, com foco em 10 lives que debatem os impacto da pandemia de COVID-19 na vida escolar de crianças autistas e deficientes e quais as adaptações possíveis para garantir a inclusão dessas crianças nesse novo modelo de aulas. As transmissões foram realizadas por diferentes especialistas do campo da educação, psicologia, direito e áreas afins. Durante a pandemia, investigou-se, de forma mais aprofundada, o impacto dessa mudança repentina para as crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento causado por condições genéticas, caracterizado, centralmente, por dificuldades na comunicação e na interação social. O objetivo central visa analisar o que educadoras/es e outros profissionais sugeriram/sugerem como adaptações possíveis a fim de incluir o ERE na rotina escolar de alunos no TEA e como as professoras podem contribuir neste processo. A pesquisa conclui com as análises de que é fundamental readaptar as práticas pedagógicas para todas as crianças, centralmente para as crianças deficientes, estreitar os laços com as famílias e buscar melhores formas de garantir que o aluno tenha suas rotas de aprendizagem respeitadas e potencializadas nesse momento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1400)
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