Ensino remoto emergencial e transtorno do espectro autista : uma análise sobre lives realizadas durante a pandemia de COVID-19
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Júlia Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-08T04:40:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220627 | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto da pandemia de Covid-19, que teve início no Brasil no começo do ano de 2020, tornou-se necessário o isolamento social e, com isso, ocorreram mudanças bruscas no cotidiano familiar, laboral e escolar. Neste trabalho, interessam as modificações que se fizeram necessárias no contexto escolar por meio da implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A presente pesquisa se configura como uma análise audiovisual, com foco em 10 lives que debatem os impacto da pandemia de COVID-19 na vida escolar de crianças autistas e deficientes e quais as adaptações possíveis para garantir a inclusão dessas crianças nesse novo modelo de aulas. As transmissões foram realizadas por diferentes especialistas do campo da educação, psicologia, direito e áreas afins. Durante a pandemia, investigou-se, de forma mais aprofundada, o impacto dessa mudança repentina para as crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento causado por condições genéticas, caracterizado, centralmente, por dificuldades na comunicação e na interação social. O objetivo central visa analisar o que educadoras/es e outros profissionais sugeriram/sugerem como adaptações possíveis a fim de incluir o ERE na rotina escolar de alunos no TEA e como as professoras podem contribuir neste processo. A pesquisa conclui com as análises de que é fundamental readaptar as práticas pedagógicas para todas as crianças, centralmente para as crianças deficientes, estreitar os laços com as famílias e buscar melhores formas de garantir que o aluno tenha suas rotas de aprendizagem respeitadas e potencializadas nesse momento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.title | Ensino remoto emergencial e transtorno do espectro autista : uma análise sobre lives realizadas durante a pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001125286 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1361)